segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Secretaria Municipal de Saúde concretiza mais um projeto de grande relevância para a sociedade umarizalense.

Foi implantando em Umarizal o Projeto do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), o qual vem para dar suporte ao PSF. Nesta terça-feira, dia 08 de fevereiro, estarão reunidas as Equipes do PSF com os profissionais do NASF, a fim de planejarem estratégias nas ações da Atenção Básica. A Equipe do NASF é composta pelos seguintes profissionais:

· Fernanda Fernandes – Fisioterapeuta

· Roberta Martins Fonseca – Pediatra

· Marina Noronha – Nutricionista

· Francisco Geovani Cavalcante – Educador Físico

· Sandro Soares – Psiquiatra

· Nivaldo de Moura – Fisioterapeuta

É válido salientar que este Projeto foi feito por consórcio Intermunicipal entre os municípios de Umarizal e Martins, cuja equipe dará suporte a esses municípios. Os referidos profissionais já estarão em atividade a partir desta terça-feira. Portanto, quem precisar dos atendimentos destes profissionais deve procurar a equipe do PSF de sua respectiva área para maiores informações.



Saiba mais o que significa o Projeto NASF.

Com a autorização do Ministério da Saúde, os municípios poderão iniciar a composição dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Está dada a largada. O ministério da Saúde já iniciou as ações de implementação do Mais Saúde, o programa de aceleração de crescimento do Setor até 2011.

A primeira iniciativa é a autorização ao projeto de criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Com ele, os municípios poderão ampliar o número de profissionais vinculados às equipes do Saúde da Família (SF).

O Nasf reunirá profissionais de diversas áreas de saúde, como médicos (ginecologistas, pediatras e psiquiatras), professores de Educação Física, nutricionistas, acupunturistas, homeopatas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Estes atuarão no mesmo escopo de ações da atenção básica, complementando o trabalho das equipes do PSF.

Para implementar os núcleos, o município deve elaborar projeto, contemplando o território de atuação, as atividades que serão desenvolvidas, os profissionais e sua forma de contratação com especificação de carga horária, identificação das equipes do SF vinculadas ao Nasf, e a unidade de saúde que credenciará o Nasf. Esse projeto deverá ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Comissão Intergestores Bipartite de cada estado.

Cada Nasf implementado receberá R$ 20 mil mensais para a manutenção do Ministério da Saúde.

Com Informações:

http://www.saudebusinessweb.com.br/noticias/index.asp?cod=45266

Prefeito Rogério Fonseca, e a Secretária de Saúde Socorro Gomes, comemoram mais esse avanço para a saúde municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.