quarta-feira, 19 de setembro de 2012

NA PAZ!


Quem viveu e participou fervorosamente as campanhas eleitorais de 2000, 2002, 2004, 2006, 2008 e 2010 certamente deve ficar olhando para essa foto e não acreditar que aquele radicalismo de outrora, que aquela forma arcaica de fazer politica, que todos aqueles “troncos e barrancos”, que foram posto como obstáculos, e uma efervescência partidária quase sem fim, deram espaço a uma amizade aplaudida e respeitada por grande parte da população de Umarizal.

Escuto de muita gente vários tipos de observação quanto a esse sentimento que brotou desses dois grupos políticos, que depois de tantos empates, na atualidade esbanjam juntos carisma, respeito, posturas de homens e mulheres de palavras, que detém consigo a real responsabilidade de fazer desse gesto algo histórico e disciplinar para toda uma cidade. Claro, que eu escuto também muitos afirmando que esse “casamento” tem dia e hora para acabar, como se essa confraternização vista na atualidade fosse simplesmente concretizada pela ambição política. Pois bem, na minha "humilde" opinião, conhecendo de perto os dois grupos políticos, principalmente Adson e Rogério, pelo qual em campanhas políticas já fui parceiro, correligionários dos dois, e sempre fui fascinado pela forma como cada um trabalha e conseguem manter por perto tanta gente fiel, leal, isso só comprova que os dois nasceram para serem grandes lideres, e juntos esperam-se serem imbatíveis.

Essa conciliação não nasceu da noite para o dia, foi preciso que os dois, Rogério e Adson, experimentassem o sabor e, porque não também o dissabor, de governar um município pequeno com tantas dificuldades e fazer disso exemplo de honestidade, compromisso, transparência e respeito a um povo tão atento a todos os detalhes.

Sempre torci para que isso acontecesse e aqui nesse espaço virtual muitos puderam acompanhar lentamente esse processo, como os primeiros encontros, as primeiras reuniões, as primeiras conversas, nada foi escondido, tudo teria que ter o aval das duas “oligarquias”, das pessoas que seguiam essas tão distintas correntes. Foi aqui nesse blog que alimentei, cultivei, que escrevi vários textos anunciando que algo novo estaria por vim, e dai os debates ganharam força, ganharam voz, ganharam corpo, ganharam cores e “juntos e misturados” ganharam um notoriedade em todo o Estado, e como se não bastassem saíram de perto desses dois grandes políticos, pessoas ambiciosas, pessoas que tem preço, pessoas que fazem da politica um comércio, e conceitos como gratidão, lealdade e PALAVRA, parecem cair em desuso , mas, pelo contrário, estamos observando que a população aprovou e em breve tudo isso será posto em pratos limpos vez por todas.

Foi necessária sim, uma união desse nível, até para que os dois lideres pudessem sentir com quem realmente poderiam contar, para que pudessem compreender que política antes mesmo de ser um simples jogo sujo, também pode ser levado á serio, tratado com a propriedade e decência esperada por muitos. Contudo, estamos vivendo um outro lado da nossa historia, estamos vivenciando um clima de união, esperança, fé, renovação, maturidade, companheirismos,  concretização e consolidação de um trabalho que vem dando certo.

Faço ainda referência ao meu amigo Adson Luís pela forma cuidadosa, pela disciplina que trata a política, pois é evidente sua posição de estrategista, um homem bem articulado, que na atualidade comove a todos com o seu jeito educado, digo mais, com seu jeito de discursar carregando de sentimentos, carregado de uma eloquência, nos convidando e nos oferecendo um jeito novo de entender politica. Sempre muito atento aos seus discursos, que muito mais parece com um conversa familiar para quem lhe escuta, afetivamente nos sentimos adentrando num mundo onde podemos contar com as pessoas certas, que política é capaz de promover na gente potencialidades muitas vezes até esquecidas, como a autoestima, a autoconfiança, e o equilíbrio necessário para entender determinadas coisas, como saber e aprender a separar o joio do trigo, é assim que me sinto ao escutar Adson Luís, esse Ex-prefeito que somou de forma bastante significativa, representativa,  comprometida, expressiva um laço de esperança para nossa Umarizal.

Rogério com seu jeito expansivo, brincalhão, também com postura de homem correto e do bem, e com uma inteligência de observar e fazer política, administrou em meio a diversas crises financeiras, porém, sem deixar a “peteca” cair, e seu nome hoje é considerado como um marco histórico nessa cidade.

Claro, que tanto Rogério como Adson, contaram com o total apoio de suas esposas, Vilma e Aline, duas primeiras damas que toda Umarizal viu suar a camisa em defesa de fazer o bem, em defesa a oferecer para todos os munícipes uma cidade mais alegre, mais iluminada. Cada uma do seu jeito, com suas peculiaridades, vimos por quantas vezes Vilma nas praças, nos canteiros de obras sempre supervisionando-as, dando sempre um toque de classe e bom gosto. Não diferente Aline vestia seu chapéu, monitorava cada canto da cidade, criando laços, conhecendo melhor as pessoas e criando uma afetividade, vista e aplaudida hoje quando a mesma pisa em Umarizal, e recebe dos antigos e novos correligionários abraços de consideração e estima, sendo ela então a estrela que mais brilhou no último dia 14, quando aconteceu em Umarizal uma manifestação política pelo grupo ao qual faz parte com muito orgulho.

Que essa imagem, sendo avaliados por uns de forma positiva, ou por outros de forma negativa, sirva para uma reflexão, de que o mundo dá muitas voltas, e numa delas quem sabe em qual posição vai estar para ver o quanto tão belo é o perdão, o respeito é o AMOR?!

Nos dias em que comemoramos a Festa do Sagrado Coração de Jesus, e renovamos nossas esperanças cultivadas na FÉ, que o BEM seja o valor mais PRECIOSO de um ser humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.