terça-feira, 13 de abril de 2010

COMPRA DIRETA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Desde ontem que o setor municipal de merenda, que tem Socorro Barbosa como coordenadora, voltou a distribuir entre as instituições do município os alimentos do Programa Compra Direta.


Você sabe que programa é esse?... pois bem, leia abaixo!

A Operacionalizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Compra Direta tem como objetivo a aquisição da produção da agricultura familiar visando atender as demandas de alimentos de populações em risco alimentar. Em casos de baixa de preço, a Compra Direta também é utilizada, na movimentação de safras e estoques, adequando a disponibilidade de produtos às necessidades de consumo, cumprindo um importante papel na regulação de preços. Produtos desta modalidade também compõem cestas de alimentos. Para executar o programa, a Conab pode montar Pólos Volantes de Compras, se aproximando das localidades onde os produtos estão disponíveis. Para ser comprado, o produto in natura deverá estar limpo, seco, enquadrado nos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura. Se o produtor for beneficiado deverá estar acondicionado e nos padrões estabelecidos pelos órgãos competentes e entregue nos Pólos de Compra (Unidades Armazenadoras próprias ou credenciadas, indicadas pela Conab) ou nos Pólos Volantes de Compra. A execução desta modalidade é feita por meio de convênio entre MDS e Conab, com repasse de recursos.Muitos são os produtos comprados pelo programa que atende diretamente o homem do campo, que vende seus produtos a preço de mercado, preços justos.

Para o programa entrar em vigor é necessário uma parceria em o Ministério da Agricultura, o Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Umarizal.

Através da Emater e do Setor Municipal de Merenda, os produtos são comprados e distribuídos gratuitamente em várias instituições, como escolas, creches, hospitais, postos de saúde, casa paroquial, delegacia de policia, entre outros.










Importante: O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Fome Zero, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada; promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar; promover o abastecimento institucional com alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, incluída a alimentação escolar e constituir estoques estratégicos de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Bom saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.