domingo, 16 de outubro de 2011

RETRATO DE DOMINGO

Uma das qualidades que mais admiro, e que me chama mais a atenção na minha homenageada do RETRATO DE DOMINGO de hoje, é o seu desejo de avançar sempre mais, naquilo que ela idealizou para sua vida na área profissional, Gercina Dalva, mestre em Educação, conhecida por muitos em todo o Brasil, e em Umarizal conhecida por todos, é uma mulher admirável em todos os sentidos, mas tratando-se de avanços, ela representa um dos maiores exemplos que eu conheço, alguém que ainda não parou de “rechear” sua “bagagem” de conhecimentos, e a cada dia que passa ela se prepara para mais um mestrado, para mais um congresso, enfim, para ela, como diria o nosso inesquecível Cazuza, “o tempo não pára”, o tempo não parou, e todo dia ela busca um novo aperfeiçoamento na sua área, e cada vez mais se torna uma profissional preparada para levar o seu aprendizado para qualquer lugar do mundo, pois em matéria de conhecimentos, essa tremenda especialista em Educação, a professora Gercina Dalva é campeã, e dedica até hoje a maior parte do seu tempo em aprender mais e mais, e repassar aos outros mais e mais... Nesse último dia 15 de Outubro passado, o Brasil comemorou uma das datas mais importantes do nosso calendário, O Dia do Professor, o dia daqueles que são responsáveis pelo desenvolvimento intelectual de todas as pessoas, em suas mais diferentes áreas, e que fique bem claro, o dedo do professor é vital e essencial para o crescimento individual de cada um, portanto, para representar essa respeitada classe, o RETRATO DE DOMINGO de hoje faz uma homenagem especial a Gercina Dalva, e através dela, parabeniza todos os professores estaduais, e municipais do nosso município, pela missão que todos desempenham na fascinante arte de ENSINAR.

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende, é como se ensina e como se aprende."

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação, é assim, VIDA no sentido mais autêntico da palavra."

"A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais."

"Ensinar" é como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. "

“Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em funcionamento o aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. Não confundir afeto com beijinhos e carinhos. Afeto, do latim affetare, quer dizer ir atrás. O “afeto” é o movimento da alma na busca do objeto de sua fome. É o eros platônico, a fome que faz a alma voar em busca do fruto sonhado.”

4 comentários:

  1. PARABÉNS JÚNIOR!
    HOMENAGEM MAIS QUE MERECIDA!
    Conheço Gercina e sua família desde a adolescência.
    Posso falar sem medo de errar, de cometer
    injustiça, fui colega de classe dela no meu 1º curso superior, mas antes disso já a conhecia desde pequena ( e as suas irmãs maravilhosas também)então, dando continuidade, não tenho medo de errar ao afirmar com todas as letras
    que tudo que você enumerou em termos de qualidades dessa mulher, é a mais pura verdade.
    PARABÉNS amiga pelo dia do professor que vc tão bem representa essa classe e pela pesssa MARAVILHOSA que você é.
    Que Deus continue te abençoando sempre, sempre mais.
    Um grande abraço Gercina e a vc júnior, obrigada
    pelo espaço cedido.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela homenagem.Gercina Dalva é exemplo
    de dedicação profissional e guerreira por suas lutas incansáveis e dias melhores para uma educação de qualidade.Sou orgulhosa de tê-la como amiga e poder dizer que sou fruto dos seus ensimamentos.Um grande abraço.
    de

    ResponderExcluir
  3. Grande educadora, Gercina foi para mim, sem dúvida nenhuma, a minha melhor professora . Ainda lembro até hoje do prazer que era assistir as suas aulas de Matemática.Excelente homenagem a esta grande mulher-professora.

    ResponderExcluir
  4. Gercina Dalva, minha mestra de todos os tempos!
    Exemplo de firmeza e de lucidez quanto ao que quer da vida.
    Admiro pois seus ensinamentos até hoje, são presentes em minha vida.
    Deus te cuide todo dia minha querida mestra.
    Abraço e bela homenagem, Júnior.
    Rosana Valdeger.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.