sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Leia essa postagem.

Escola Estadual Zenon de Sousa na Década de 70.
Zenon de Sousa Martins

Dados e pesquisas feitas junto aos familiares, pessoas antigas da cidade e Arquivo do Grupo Escolar “Zenon de Sousa”, em torno da vida, atividades, parentes e realizações daquele que deu Nome a mais antiga Casa de Ensino, Grupo Escolar de Umarizal/RN.

Zenon de Sousa Martins, nasceu na Cidade de Martins, em 1859, como atestam as filhas e filhos que lhe sobrevivem residentes em Umarizal e Natal, desconhecendo-se entretanto, o mês e data do seu nascimento. Sabe-se, é certo, que viveu 77 longos anos em meio da comunidade umarizalense que muito bem o conheceu e admirou pelas virtudes cívicas e cristãs que era possuídos, vindo a falecer a 5 de Novembro de 1936.
O “Velho Zenon” como era conhecido mais vulgamente por quantos o conheceram, levou toda sua vida nessa região, residindo sempre no “Sítio Campos” a 3 quilômetros de Umarizal, na antiga casa onde ainda hoje moram suas filhas: Áurea, Josefa, Sinha e Emílio.
Sempre exerceu liderança em todos os setores, desempenhando as funções de enfermeiro, parteiro, farmacêutico e até de advogado quando por duas vezes teve de funcionar no tribunal de júri popular em comarcas vizinhas. Possuía na verdade muitos conhecimentos de ciência médica de vez que por mais de um ano esteve estudando na Escola de Medicina de Fortaleza sem contudo obter diploma em virtudes das dificuldades naturais daquele tempo.
Fazia frequentemente pequenas interações cirúrgicas um sem número de partos por toda a região completamente desprovida de médicos no começo.Dotado de dons da oratória, foi o orador oficial que saudou o Dom José Pereira Alves, numa das visitas pastorais realizadas à antiga capela de Divinópolis, hoje Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Umarizal. Sabe-se que Dom Jose ficou vivamente impressionado com os conhecimentos demonstrados pelo Orador.
Zenon era consorciado com Dona Abília de Sousa Martins, figura muito conhecida e ainda hoje muito lembrada por quantos a conheceram, tendo uma numerosa família de 23 filhos, dos quais ainda sobrevivem 9, a saber: Natercia, Maria, Áurea, Josefa, Claudina, Emília, Pedro Abílio, Paulo Abílio, que foi o 1º Prefeito Constitucional do Município de Umarizal e o genitor da atual Diretora do Grupo Escolar “Zenon de Sousa”, e por último, José Abílio, pai do atual Prefeito Municipal José de Sousa Martins Filho (Zezito).
Sua esposa Abília acima citada, veio a falecer em 1941, na cidade de Umarizal, com a avançada idade de 72 anos, cinco anos após o falecimento de Zenon.Eulina de Souza Martins, uma das irmãs do velho Zenon era casada com o ilustre Almirante Júlio de Souto Maior, que por sua vez estiveram visitando os seus familiares em Umarizal.
A vida de Zenon de Sousa Martins, se prende também a Educação do lugar, de um modo bem acentuado, em virtude de ter o mesmo feito doação de um antigo prédio ou armazém, em 1925, para que o Poder Municipal, naquele tempo, Município de Martins, fizesse a adaptação para o funcionamento da Primeira Escola que tomou a denominação antiga de “Escola Rudimentar de Divinópolis”, caso consta os Arquivos atuais do Grupo Escolar.Esta notícia de Doação, nos é dada pela veneranda Dina Nunes de Brito, conhecida por Dina de Brito Cunha, considerada oficialmente como a Primeira Professora da “Escola Rudimentar” como ditam os Arquivos do Grupo.
Dona Dina, que já conta 72 anos de idade, depois disto percorrido as Escolas de Almino Afonso, Olho D’água do Borges, Várzea da Caatinga (Rafael Godeiro), Munbeça (Mineiro ou Frutuoso Gomes), e outros lugares, muitas vezes como professora contratada por essa comunidade, como afirmou.
Relata ainda Dona Dina que se recorda de que a matrícula da Escola atingiu num ano o total de 95 alunos divididos em duas classes, sendo ela a única professora.As festas e comemorações cívicas eram feitas com solenidades, muitas vezes com representações dramáticas, contando sempre com a ajuda de Emília Dias e Alice Dias de família tradicional local, que cursavam a Escola Doméstica de Natal.Conforme consta dos livros do Arquivo do Grupo a professora Dina Nunes de Brito lecionou de 1928 à 1932, sendo substituída por Maria Altiva de Lucena, da Cidade de Martins.
Em 1934, Selma Freire de Vasconcelos foi a terceira professora indicada para assumir o cargo de Diretora e Professora da Escola Isolada da Povoação de Divinópolis, como consta.Em 1936, a Escola Isolada Rudimentar, passa para a categoria de “Escolas Reunidas Zenon de Sousa”, em homenagem ao seu bem feitor que falecera a 5 de Setembro de 1936, conforme declaração de suas filhas, sendo naquela época, professora e Diretora, Anália da Costa Souza, que lecionou até abril de 1939.
Seguem-se outras professoras e Diretoras:
• Maria da Costa Oliveira – 1939.
• Maria de Lourdes Costa do Nascimento – 1940.
• Betacelli Suassuna de Alencar.
• Zélia de Souza Leite – 1951.
• Maria Celeste de Araujo – 1951.
As Escolas Reunidas “Zenon de Sousa” passaram para a categoria de “Grupo Escolar Zenon de Sousa”, em 28 de Novembro de 1949, ano em quenovamente dirigia a Escola a Professora Maria da Costa Oliveira (Lalia Costa), conforme consta do Telegrama transcrito a Folhas 12 do Livro de Registros de Ofícios e Correspondências em geral do Departamento de Educação, que se encontra no Arquivo do Grupo Escolar Zenon de Sousa, nos seguintes termos, 28/11/1949, Lalia Costa, Umarizal, “Prazer comunicar Escolas Reunids foi elevada categoria Grupo Escolar, abraços ass: Raul Alencar”. Nada consta, entretanto, no Arquivo a respeito do Decreto de elevação a categoria de Grupo Escolar.
O Grupo Escolar “Zenon de Sousa” Funcionou normalmente no seu antigo prédio sito à Rua Raul Alencar, nº 26, na zona leste da cidade, constando de dois amplos salões ou salas de aula, com área total de 108,00m², construção de linhas músticas e antigas, até o ano de 1970, quando foi transferido para o Prédio Novo construído pela Secretária de Educação do Estado, com modernas instalações, 5 salas de aulas, situado na porta Oeste da Cidade de Umarizal.
Em 1973, o atual Prefeito José de Souza Martins Filho, neto do Velho Zenon de Sousa, construiu mais 5 (Cinco) salas de aulas em convênio com o Ministério da Educação e Cultura, servindo também as 10 salas, para funcionamento do Ginásio Agrícola de Umarizal no turno noturno, em virtude de funcionar o Grupo durante o dia em três turmas.
A atual Diretora do Grupo Escolar “Zenon de Sousa” é uma das netas do Patrono do Grupo, professora Maria de Lourdes Dias de Souza, que juntamente com a equipe designada pela mesma, pesquisaram, caligiram e assinam os presentes dados informativos.

Umarizal, 30 de Maio de 1974.
Maria de Lourdes Dias de Souza Diretora do Grupo Escolar “Zenon de Sousa”,
Maria José de Oliveira Sales (Professora)
Francisco Dias da Cunha (Professora).


Histórico, do Grupo Escolar, Zenon de Sousa, Umarizal/RN.

Corriam as primeiras décadas do atual século XX. A população do Gavião crescia de maneira esperançosa e com ela crescia também a necessidade de uma escola na região. Eis que um dos cidadãos da localidade, que tinha ampla visão quanto ao futuro dessa gente resolveu ceder um prédio que lhe pertencia para nele funcionar a tão desejada e útil escola. Este cidadão foi o Sr. Zenon de Sousa, que dentre outras profissões que exercia, dedicava-se também ao magistério. E aquele prédio, um simples armazém construindo no longínquo ano de 1922, passa com brilhantismo à história da então Umarizal, recebendo o nome de Zenon de Sousa, numa expressão de homenagem e gratidão àquele que considerado o seu patrono. Ali então, a partir do ano de 1923, tem início o movimento educacional de nossa cidade, que ultimamente vem se desenvolvendo num ritmo bastante acelerado.
Atualmente, para orgulho de sua terra e de sua gente, Umarizal, conta com sua 2ª turma de concluintes do curso ginasial. Inúmeros são os seus filhos formados em: Direito, Medicina, Filosofia, etc., que receberam suas primeiras instruções naquele velho grupo escolar, bem como a nossa corajosa turma de jovens que pra enfrentar o vestibular em Mossoró, em Natal, e na capital Alencarina. E, todos estes que hoje galgam postos elevados e os que procuram se promover estudando com afinco, devem um pouco do seu êxito aqueles que lhes precederam.
Voltando ao passado, vamos mencionar os nomes dos importantes construtores do velho Grupo Escolar Zenon de Sousa: Francisco Barreto, José Maximiano e os irmãos Nicolau, Manoel, e Luduero de Paiva Silva. As primeiras professoras do referifo estabelecimento de ensino foram: Alzira Leite, Dina Nunes de Brito, Maria Altiva de Lucena, Selma Freire de Vasconcelos, Anália Costa, Maria da Costa Oliveira e outros que igualmente vêm honrando com dignidade o conceito do nosso Educandário.
Ultimamente, o assombroso crescimento da nossa população exigiu a construção de um novo e amplo edifício, uma vez que aquele velho Grupo Escolar já não comportava mais o grande número de estudantes que para ali fluía todos os anos. Então a Prefeitura do nosso Município resolveu fazer doação de uma ampla área em local bem propício a oeste da cidade, para nela ser construída a nova sede do Grupo Escolar Zenon de Sousa, cuja transferência ocorreu no dia 23 de setembro do ano próximo passado. 1970.

Trabalho de pesquisa realizado pela aluna do 5º ano primário:Antônia Alves de Paiva.Umarizal, 29 de maio de 1971.
Agradecimentos:
Ao Atual Diretor da Escola Estadual Zenon de SousaFrancisco Geraldo e demais lideranças,por ter sedido todo o material.Parabéns Diretor.Que a atitude do Diretor sirva de exemplo aos demais umarizalenses,ficaremos lesongiados em postar algo aqui sobre qualquer outra escolaFiquem a vontade população umarizalense para se entreter juntamente ao blog Esperamos mais e mais que todos contribuam com a cultura em nossa cidade.
Atenciosamente: Equipe RN Umarizal

Fonte: www.rnumarizal.blogspot.com


(Volto em breve, com minha opinião).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.