segunda-feira, 21 de março de 2011

Mais Cultura

Durante a última semana, entre os dias 14 e 17, aconteceu em Natal um encontro para discutir as novas políticas e estratégias para o setor da Cultura no estado do RN.


A atual Secretária Extraordinária do Estado da Cultura, a Profª Isaura Rosado, brilhantemente conduziu os trabalhos, apresentado de forma satisfatória seus projetos para o setor cultural.


Saí do evento com a certeza que muita coisa será desenvolvida no setor cultural em nosso Estado, principalmente quando serão vistos de forma igualitárias todos os municípios potiguares.


Um dos pontos da pauta no evento que mais chamou atenção foi como o atual Governo irá tratar as Casas de Cultura, que em sua maioria não funciona de forma adequada, muitas delas se transformaram em “elefantes brancos”, não servindo em nada aos artistas. Alías, foi até criando um pacto entre o Governo do Estado e as Prefeituras para melhorar a mobilidade, a acessibilidade e a manutenção das Casas de Culturas.


As palavras da Secretária, a Profª Isaura Rosado, deixaram todos tranqüilos e confiantes, que em breve, muito em breve, as coisas irão funcionar de forma que as pessoas tenham orgulho de seus espaços culturais.


Porém, foram nas palavras da Governadora Rosalba Ciarline que aumentaram a confiança de todos que ali estavam, quando a mesma anunciou que transformará o Rio Grande do Norte num Estado Nacional, e até Internacional em reconhecimento da Cultura e do Folclore, momento em que foi aplaudida de pé por centenas de agentes culturais, artistas, produtores, e muitos políticos que lotavam o teatro da Fundação José Augusto.


Prova de que a Governadora sabe que a Cultura é o carro chefe para atrair os holofotes para qualquer gestão, é o que a mesma fez com a cidade de Mossoró, transformando a cidade numa referência nacional da cultura.


“O turismo é uma importante forma de conseguir desenvolvimento para o nosso estado, porém, o turismo tem uma alma, que é a Cultura” – disse em tom vibrante a Governadora que afirmou que ainda esse ano, no mês de agosto, um grande evento unirá todo o Estado em nome e em defesa da cultura, e todos os municípios se prepararem para terem suas potencialidades apresentadas.




Na foto, abraço Manoel Moreira (Piola), e Elicleide, possíveis diretores da Casa de Cultura Popular em Umarizal

Com Joana Darc, Coordenadora Estadual das Casas de Culturas


Com o colega Tales da cidade de Macaíba

Com a Governadora Rosalba Ciarline.


Minha Opinião:


De longe o discurso da atual Secretária de Cultura, a Profª Isaura Rosado, foi mais coerente e legitimo do que o último que conduziu a cultura no estado, pelo menos pude sentir veracidade, firmeza e principalmente conhecimento da causa em questão.


Outro ponto importantíssimo foi a Governadora de alto e bom som anunciar que cultura na sua gestão será prioridade básica, e como se não bastasse a mesma de forma singular, com muita simplicidade conversou com todos que ali estavam, recebendo o carinho e os abraços de todos, algo jamais visto em outrora por um(a) governador(a), quando o assunto era cultura.


Ao abraça-la, levei os cumprimentos do Prefeito Rogério Fonseca e o carinhos de todos os umarizalenses que estão confiantes no trabalho de sua gestão. A Governadora portanto reafirmou os compromissos com o Rio Grande do Norte e com a cidade de Umarizal, fato que me deixou muito feliz e empolgado.




Obs: Na foto que estou com Manoel Moreira (Piola), e Elicleide, afirmei que ambos são prováveis nomes para dirigir a Casa de Cultura em Umarizal, é tanto que os dois participaram do encontro para os Agentes de Cultura.


Piola é indicação de Néo para o cargo, e Elicleide é indicação do Deputado Federal Betinho Rosado e do Prefeito Rogério Fonseca.


Porém, no primeiro momento apenas um será nomeado para dirigir a Casa de Cultura, será, portanto, aquele que apresentar um projeto cultural.


Esse projeto tem que ser apresentado na Fundação José na próxima quinta-feira, dia 24.


Fica então a expectativa de quem será o diretor da vez!



Um comentário:

  1. Gostaria de saber os emails dos diretores da casa de cultura de umarizal, sou produtor cultural de Natal-RN e estou com um espetáculo sócio-pedagógico muito interessante....

    Thiagotavaresrh@gmail.com

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.