sexta-feira, 11 de março de 2011

Reunião com os Professores

Na tarde dessa sexta-feira o Prefeito Rogério Fonseca, acompanhado da Secretária Municipal de Educação, Profª. Veralúcia Maia, e de alguns assessores realizou uma reunião com toda a classe dos Professores Municipais, que se encontra em greve desde o dia 14 de fevereiro, data onde deveria ter iniciado o ano letivo.


A reunião aconteceu na Câmara Municipal, e teve como principal pauta a garantia do pagamento do piso nacional dos professores, assunto esse que tem dado muitas dores de cabeça em Governadores como principalmente nos Prefeitos que contam com escassez de recursos para garantir o bom funcionamento da máquina.



Veja o que reza a lei:


*A Lei 11.738, que regulamenta o piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica, estabelece que:


*Art. 5º. O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, desde o ano de 2009.



* O STF definiu que o termo “piso” a que se refere a norma em seu artigo 2º deve ser entendido como remuneração mínima a ser recebida pelos professores. Até que o supremo analise a constitucionalidade da norma, na decisão de mérito.


* Os professores das escolas públicas terão garantias de não ganhar abaixo do PSPN, somados aí o vencimento básico (salário), as gratificações e as vantagens pecuniárias, pagas a qualquer título.


* Esse entendimento deverá ser mantido até o julgamento da ADI 4167.


* A variação entre os dois valores foi de 15,84%. Aplicando este percentual sobre R$ 1.024,67 chega-se no valor de R$ 1.187,00 (utilizando-se todas as casas decimais).


Veja como ficarão os salários dos Professores em Umarizal:


Ano: 2011

Ind: 15,84%

30 h – Nível Médio: 890,25

Graduado: 979,27

Pós-graduado: 1.028,23

Mestre: 1.187,61

Doutor: 1.306,37

Acrescentados ainda: incentivo de sala de aula, qüinqüênios e progressão.


Com a proposta apresentada, caso os professores ainda continue em greve, na próxima terça-feira, 15 de março, passado então um mês de greve, o Prefeito acionará o judiciário, podendo ser cortado o ponto dos professores.


“Não quero em hipótese alguma acionar a justiça, espero de coração que os Professores percebam e entenda de vez as nossas condições, como também vejam com carinho que temos mais de 1.600 alunos sem aulas desde o mês de fevereiro” – disse ao blog o Prefeito Rogério Fonseca.






Minha Opinião:


Há anos que os Professores lutam por melhorias em seus salários, e isso sempre foi muito digno, quando se tratado de forma coerente, com responsabilidade, e todos sabem que os Professores estão longe de serem reconhecidos salarialmente com o que verdadeiramente merecem, culpa de um sistema injusto, retrogrado e inadequado.


Parabenizo e faço reverências a todas e qualquer classe profissional que unida lutam por idéias, por justiça, mas, infelizmente entre tantos profissionais sérios, verdadeiramente comprometidos, possam existir meio dúzia deles que com suas caras de “bichos ferozes”, que mais parecem estar prontos para morder, querem transformar algo tão importante e salutar em um campo de batalha política.


Lamento profundamente que entre tantos bons profissionais visto na tarde de hoje, ainda podemos encontrar com gente medíocre, que acham que estão negociando com gente idiota, sem conhecimento técnico ou jurídico suficiente para saber lidar com as adversidades, e principalmente, saber, que para tudo existe uma saída, uma solução, mas, sempre pautado na cordialidade, responsabilidade e na integridade das leis.


Desejo que as dezenas de bons profissionais que fazem a educação de Umarizal possam ter entendido, aceitado, concordado com a proposta do executivo, e que na próxima segunda os alunos possam ter o direito de freqüentar, de retornar as salas de aulas em 2011.

Um comentário:

  1. Que ótima essa máteria! A realidade é muito lamentável pelo reconhecimento dos professores, o que hoje em dia é algo muito díficil. Todos os professores de Umarizal estão de parabéns pela tamanha dedicação e luta pelos seus direitos, em especial minha mãe (Elânia) que desde início tem tomado frente dessas ideias e que a cada dia enfrenta maiores obstáculos sem medo, não pensando no seu benefício própio, mas sim pensando em todos esses que exercem essa profissão e não conseguem ter a sua valorização e retorno merecido. O melhor de tudo é que ela faz isso com garra e dedicação, sem medir esforços para se dedicar a sua profissão! PARABÉNS, professores!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.