quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta-feira de cinzas

Depois dos dias de efervescência que é o carnaval, a quarta-feira de cinzas parece ser um dia "depressivo", pois fecha dias de muita agitação e normalmente remete as pessoas à reflexão.

Porém, saiba o que se trata na realidade a quarta-feira de cinzas.


A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimônia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval.

A quarta-feira de cinzas cai nas seguintes datas nos anos seguintes:

· 2012 - 22 de fevereiro

· 2013 - 13 de fevereiro

· 2014 - 5 de março

· 2015 - 18 de fevereiro

· 2016 - 10 de fevereiro

· 2017 - 1 de março

· 2018 - 14 de fevereiro

· 2019 - 6 de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.