segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Retrospectiva Política

Já faz algum tempo que não leio nenhum comentário que é feito sobre as postagens no blog “Umarizal em Dia”, que não tem nome, os chamados anônimos, quando vejo ao lado que não tem identificação deleto na hora.

Faço isso porque acho que é injusto publicar criticas, desagravos, invejas, frustrações sem que a pessoa se identifique, vivemos num mundo de pensamento e de expressões livres, cada um diz o que quer, mas, que para isso seja corajoso ou pelo mesmo inteligente suficiente para assumir seus comentários.

Eu tenho coragem de sobra, sempre me posiciono, detesto ficar em cima do muro, minhas opiniões são claras, decididas, e isso ás vezes acaba incomodando alguma pessoa, mas prefiro ser assim do que ser tachado de falso, de ficar me escondendo, minhas opiniões são ditas na lata, não levo nenhum ressentimento para o travesseiro, prefiro quando são resolvidas no dialogo, na argumentação - adoro fazer isso.

Mas, alguém por saber e entender que sou da base do Prefeito Rogério Fonseca, que faço parte diretamente da administração dele, que minhas opiniões são acatadas e que muito já ajudei em decisões para o bom andamento do município, adora me criticar, jogar pedras, me atacar, e isso é extremamente normal, quem vive na vida publica é assim, tem que ter o entendimento que todos se sentem no direito de julgar, e assim também compreendo que essas criticas tem que ser assinadas.

Lendo nesses últimos dias comentários de um outro blog, vi que tinha muita coisa escrita ao meu respeito, como também sobre o Prefeito Rogério Fonseca, e um deles dizia assim: “...que o povo de Umarizal não vê a hora de ver esse Prefeito e a corja de secretários fora da Prefeitura, todos já estão desgastados, prova disso é que em apenas quatro anos o Prefeito perdeu 1.200 votos, caindo drasticamente o número de votos da primeiro eleição para a segunda, dessa forma fica impossível fazer o sucessor...”.

Confesso que achei muito interessante o raciocínio dessa pessoa, que mais uma vez distorce os fatos, tudo para tentar enganar a população, sendo dito coisas nesse comentário completamente errôneo. Basta ser uma pessoa de visão política, que goste da mesma, que veja e estude os números que entenderá que Rogério, foi o único a segurar seus votos de uma eleição para a outra, é só analisar os resultados, um por um, e ver que Rogério continua sendo o único líder político capaz de obter resultados que ultrapassam os 4.000 mil votos.

Veja o resultado das duas ultimas eleições municipais, tanto de 2008 quanto de 2004.


Eleições 2008

Rogério Fonseca = 4.021
Elijane Paiva= 3.385
Brancos: 153
Nulos: 491

Aptos a votar: 8.852
Compareceu a Votação: 8.050
Abstenção: 802

Eleições 2004

Rogério Fonseca = 4.651
Adson Luís= 2.728
Gardel = 42
Brancos = 105
Nulos = 357

Aptos a votar: 8.166
Compareceu a Votação: 7.883
Abstenção: 283


Fonte:
www.tre-rn.gov.br



Com os resultados oficiais apresentados observe que Rogério continuou sendo o maior líder político de Umarizal, se sustentando na casa dos 4.000 mil votos. Gostaria que fosse observado que a quantidade de eleitores aumentou de 2004 a 2008, mais o número de abstenção mais que dobrou de uma eleição para a outra, assim como também aumentaram os votos brancos e nulos. Mas, levando em conta as abstenções, em qualquer reeleição, o mais prejudicado é o favorito, muitos deixam de votar, principalmente aqueles que moram em outros municípios, acreditando que o seu candidato estar eleito.

Não vou afirmar que só quem perdeu com as abstenções foi Rogério, mas, a oposição é quem se preocupa muita mais em trazer todos os seus eleitores, todos os simpatizantes. Fora disso é uma questão de matemática, perde mais com abstenções quem tem mais votos.

Isso significa que anda longe de Rogério ter perdido 1.200 votos. Vale ressaltar que o vice de Rogério em 2004, foi o seu o seu principal opositor em 2008, então diminua a diferença de votos de Rogério entre 2004 e 2008, some essa diferença aos votos de Adson em 2004, e veja se o resultado não é praticamente os votos de Elijane em 2008.


No palanque da oposição em 2008 estavam presentes 06 ex-prefeitos, contra Rogério o atual Prefeito, e Loreto Amorim, ex-prefeita. E todos eles juntos não conseguiram provar aos eleitores que a saída de Rogério era melhor para Umarizal.

Graças a Deus que vivemos num mundo rápido, lógico, informatizado, que as informações chegam na hora dos seus acontecimento, tudo isso facilitando a vida do povo, tudo isso contribuindo para que as pessoas tenham a real clareza dos fatos.

Esse comentarista anônimo tentando se aproveitar de um ano atípico como o de 2009, que os recursos municipais sofreram quedas drásticas, tenta a qualquer preço diminuir o valor de Rogério perante a população, que entenderam os reais motivos de não serem realizadas grandes festas esse ano, não seria justo com a população que o Prefeito fizesse festa com o dinheiro público e deixasse de lado outros atendimentos básicos.

Por outro lado, esse ano podemos ver que a Rua: Porcino Costa foi pavimentada, a Rua: Bonifácio Cândido também, a Unidade de Saúde está sendo ampliada, que salas para ser feitos exames de raio-x e de eletrocardiogramas foram construídas, que o bairro Caraíbas recebeu pavimentação, entre outras grandes benefícios.

E amanhã todos os funcionários públicos vão estar com o 13º salário no bolso. Tudo isso comprova que Umarizal vive como nunca um período de credibilidade junto aos munícipes, os administradores públicos, principalmente o Prefeito Rogério Fonseca, que mantém a casa em ordem, mesmo diante das dificuldades, coisas que outros Prefeitos não tiveram o discernimento e a inteligência de fazer.


2009 foi um ano considerado difícil para as Prefeituras, mas, poucos conseguiram manter a casa tão organizada como se viu em Umarizal, e terminamos o ano com um saldo positivo com a População, e reafirmamos que continuamos sendo uma cidade de “POVO FELIZ”.

Um comentário:

  1. Realmente 2009 foi um ano difícil para as
    Prefeituras, e não foi apenas a nossa cidade
    que ficou impossibilitada de realizar grandes
    festas, sabemos muito bem disso. Mas por
    outro lado, fomos beneficiados em outros
    setores, o que significa que o nosso
    prefeito Rogério não ficou "olhando a banda
    passar" pelo contrário, pegou um outro instrumento,e fez a banda ecoar!
    Abraço FELIZ!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.