sexta-feira, 15 de julho de 2011

Congresso em Brasília

SECRETÁRIA DE SAÚDE PARTICIPA DO CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS DE SAÚDE, REALIZADO EM BRASÍLIA


A Secretária Municipal de Saúde, Socorro Gomes, esteve ausente de nossa cidade entre os dias 08 e 12 de julho, chegando na manhã do dia 13, quando participou do XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o qual teve com tema: Cultura de Paz e Não-Violência.

A Secretária de Saúde participou do Curso Financiamento e Execução Orçamentária, tendo como debate principal os erros mais comuns na execução orçamentária do setor saúde.

3.785 Secretários de Saúde de todo o país participaram do evento, cujos expositores foram: Dr. Adalberto Fulgêncio, Diretor do DENASUS; Dr. Antonio Carlos Rosa Junior, Diretor do Fundo Nacional de Saúde; Dr. Aquilas Mendes, Prof. da USP; e Dr. Gilson Carvalho, do CONASEMS.

Além desses expositores, estavam presentes também o Deputado Federal Darcísio Perondi e o Dr. Alexandre Padilha, Ministro da Saúde.

A Secretária diz que está otimista com as propostas do Congresso e com a aprovação da Carta de Brasília. A Secretária também ficou impressionada com tantos municipalistas que defendem o SUS e têm propostas de mudanças na nossa tão fragmentada saúde, e que fazem deste propósito sua bandeira de luta.

Ao comentar a fala do Deputado Perondi, quando disse que “o Brasil tem recursos suficientes para aumentar a dotação orçamentária da saúde e da educação e o Tesouro Nacional não aumenta porque a Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe sem explicitar a fonte”, a secretária conclui com otimismo seus comentários dizendo que o Ministro Padilha assinou duas portarias durante o Congresso: uma que aumenta o Piso de Atenção Básica (PAB) e outra que corrige o incentivo à Estratégia Saúde da Família (ESF), o que para ela isso já é um avanço




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.