O mês de setembro em Umarizal foi de muitas atividades realizadas pela Secretaria Municipal do Turismo, Cultura e Desporto, na qual tenho a imensa satisfação, e o privilégio de ser o titular da pasta.
Foram muitas as atividades que movimentaram crianças, adolescentes, adultos, atletas, tudo num processo de socialização, interação, participação, competição, e principalmente, respeito a dignidade e a cidadania singular dentro de uma dinâmica pluralidade.
Por entendermos que o maior apoio e ajuda que se pode dar a crianças e adolescente são atividades complementares no contra-turno escolar, é que foi desenvolvido um calendário, um cronograma diário para que esse público possa estar participando, interagindo de forma substâncial de atividades esportivas e físicas, como também de raciocínio e lógica, como jogos de dominó, dama e xadrez, somando ainda a um excelente reforço alimentar.
Para tirar o foco de muitos jovens das drogas, e outros males sociais, é necessária uma busca incansável de ações que promovam a paz, o equilíbrio social, e uma vida de qualidade, sem nenhuma distinção, preservando acima de tudo a diversidade.
Por isso, convido a todos para conhecer um pouco mais das muitas ações que desenvolvemos durante o mês de setembro.
Voltado para crianças, adolescentes e jovens expostos a riscos sociais, o Segundo Tempo é um programa de incentivo ao esporte como fator de desenvolvimento da cidadania e de melhoria da qualidade de vida. Ações do Programa Segundo Tempo buscam aumentar a autoestima, habilidades motoras e condições de saúde dos participantes. Também incentivam a prática de atividades esportivas educacionais e a interação entre participantes como forma de garantir a inclusão social. Em Umarizal estão sendo atendidos 1.600 beneficiados.
Confira também quem foram alguns dos beneficiados com bolas e outros materiais esportivos.
Para poder atender as crianças e adolescente que fazem parte do Programa Segundo Tempo, é necessário uma boa convivência, entendimento, disciplina, determinação, e maturidade dos profissionais envolvidos , para tanto, é necessário que reuniões, encontros e capacitações acontecam para qualificar de forma eficaz aqueles que tem a responsabilidade de levar qualidade de vida a muitos umarizalenses.
Contudo, foi realizada a segunda capacitação, durante dois dias na Escola Estadual Zenon de Sousa. Num dos dias tivemos a participação de vários dirigentes de escolas do nosso município, sendo que é necessária uma parceria estreita entre as partes para o bom andamento das ações. Também participou do encontro uma parcela considerável dos que fazem as noticias no nosso município, como blogueiros, e apresentadores de programa da FM Fraternidade, tendo em vista que temos a necessidade de divulgarmos as ações, para que cada vez mais as pessoas confiem, fiscalizem a execução do programa.
Atividades como natação e jiu-jitsu emplacaram de vez nesse mês de setembro na programação das atividades do Programa Segundo Tempo, e uma equipe bem preparada está desenvolvendo diversas atividades para que as aulas se tornem bem freqüentadas e com bom rendimento para os alunos.
No dia 17 de setembro teve inicio a 7ª edição do Campeonato de Futebol de Campo, onde participam 16 equipes cadastras na Secretaria, e todas receberam material esportivo, como ternos e bolas, para que pudessem disputar de forma igualitária o respectivo torneiro.
Umarizal é um grande caldeirão de talentos esportivos, muitos dos atletas de nosso município são referência em todo o estado, e o nosso campeonato é respeitado por resistir as adversidades, pois ainda não dispomos de um estádio ou campo com melhores condições, porém essa necessidade nos move dia e noite, noite e dia, para que possamos através de políticas de incentivo ao esporte poder um dia trazer e oferecer melhores condições para a melhor viabilização do esporte.
Para a realização do campeonato também foram contratados a melhor equipes de árbitros para conduzir de forma exemplar o evento esportivo.
Um momento importante aconteceu durante a programação da Festa do Padroeiro, quando a Secretaria distribuiu 6.000 mil senhas do parque de diversão para os beneficiados do programa.
Foi uma manhã recreativa recheados de bons momentos, de muita organização por parte da equipe, que puderam ainda oferecer um lanche de qualidade as crianças e adolescentes.
Júnior, realmente esses programas é muito bom, pois essas crianças e adolescentes vão aprender o que é bom, mas se não tiver insentivo dos pais, nada adianta, muitas vezes alguém manda seu filho pra escola que não suporta o filho em casa e quer que a escola tranforme seu filho sabemos que em primeiro lugar a educação começa de casa, minha filha qd tinha idade participava do PETI, e no ínicio ela não gostava, mas eu ia deixar e hj ela diz que foi através desses programas do PETI e do AGENTE JOVEM, que ela perdeu toda timidez que tinha, e hj ela relembra com muito carinho as amizades que conquistou dentro desses programas, e graças a DEUS ela hj já faz faculdade com seus 17 anos, então tudo que ela participava foi válido não preciso dizer quem é esta jovem pois vc sabe aquela que vc dar carona da paraiba pra UMARIZAL rsrsrsrs, então eu não podia deixar de comentar sobre esses programas e deixo aqui um recado pra os pais aproveite essas oportunidades insentive a seus filhos leve eles até lá pois tenho certeza vocês não vão se arrepender, são pessoas capacitadas, enquanto eles tiverem lá tão preenchendo a mente com o que é bom, então Júnior obrigado pelo espaço um abraçoe que DEUS possa abençoar cada vez mais esses programas.
ResponderExcluir