quarta-feira, 19 de maio de 2010

Programação do dia 18 de Maio

Com o tema “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater” e o Lema: “Faça Bonito Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” aconteceu em nosso município mais uma mobilização em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, evento coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Habitação, Centro de Referência de Assistência Social – CREAS e Conselho Tutelar, a mobilização se deu através de passeata com carro de som, panfletagem, e visitas às escolas da rede estadual e municipal e particular, com apresentação de algumas dicas para proteção de crianças e adolescentes, como: o que é Violência Sexual, Abuso e Exploração Sexual e como denunciar.

A ação se estendeu durante todo o dia 18, em decorrência da lei Federal 9.970/2000 que instituiu esse dia como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, a data emblemática faz referência ao caso da menina capixaba de Vitória/ES que nesse mesmo dia no ano de 1973, foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. A data tem o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual. Portanto, esse é um dia em que toda população do Brasil deve manifestar-se conta a violência sexual contra crianças e adolescentes.


É importante conhecermos alguns conceitos:

VIOLÊNCIA SEXUAL – é uma violação dos direitos sexuais, porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.


A VIOLÊNCIA SEXUAL PODE ACONTECER DE DUAS FORMAS:

ABUSO SEXUAL – É a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.


EXPLORAÇÃO SEXUAL – A exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.


Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência deve denunciar – através do Conselho Tutelar (84) 3397-2529, Polícia Militar (84) 3397-1234 ou CREAS (84) 3397-2529.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.