segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Homenagem para Vilma Fernandes

Muitas homenagens foram oferecidas a Vilma na noite em que foi comemorado seu aniversário.

Muita gente quis de público externar o carinho, o respeito, e a admiração que sente por Vilma.

Uma das homenagens mais emocionantes foi feito por Rosângela Cunha, que num texto belíssimo descreveu um pouco da personalidade da aniversariante.

Confira na integra o texto de homenagem de Rosângela Cunha para Vilma Fernandes.

V de vida, V de Vilma


Em nome de todos e todas que hoje estão aqui para prestar uma homenagem a Vilma, vou traduzir através das minhas palavras o que ela representa para quem conhece a grandeza dessa mulher que é uma verdadeira explosão de sentimentos legítimos, que foi abençoada por Deus com um coração onde não cabe nenhum tipo de erva daninha.


Falo de um coração que perdoa facilmente, um coração que acolhe milhões de corações, um coração que suspira de amor, um coração que espalha bondade por onde passa, um coração que não se deixou endurecer quando há sete anos atrás se partiu em mil pedacinhos, um coração que sempre soube enfrentar com dignidade e coragem as adversidades impostas pela vida, um coração sempre prontinho para ouvir, embalar, encorajar, ajudar, servir...


Um coração voluntário que sempre olhou para todos sem distinção, um coração movido pela emoção, um coração que sempre procurou fugir da razão, mesmo nos momentos mais racionais, Vilma não consegue deixar de dá um jeitinho para tornar a coisa mais leve, é impossível não se render ao carisma dessa mulher de personalidade forte, mas de um coração completamente derretido de ternura, amor, compaixão, justiça, e, sobretudo amor ao próximo, uma entre tantas outras virtudes dessa mulher que é um verdadeiro exemplo de força, uma guerreira incansável, uma companheira de luta, com quem Rogério pode contar, e é por isso também que ela é tão admirável!


Sei que todas as pessoas que estão aqui hoje, e também outras que não puderam vir, têm uma história desse coração maravilhado para contar. Eu, particularmente, tenho, sim. Num tempo aí que passou cometi algumas besteiras no terreno da política, coisas que hoje eu jamais faria... E, que, honestamente, fico até meio sem jeito quando lembro, ainda bem que o tempo passa, e a gente tem a oportunidade de repensar, se arrepender, e fazer diferente.


Hoje tenho uma relação maravilhosa com Vilma, e um testemunho da grandiosidade desse coração. Foi Armando quem me comunicou, acredito também que incentivou, mas foi ela que decretou para que um trecho do meu poema fosse colocado na placa Inaugural da Praça Helena Lúcia de Souza Fernandes, e ainda lembro com carinho quando ela me falou num banquinho da praça ao lado de Sussu: "Rosãngela, cuide da praça, venha sempre passar um paninho molhado na placa".


Essa foi para mim a maior homenagem que um ser humano pode prestar a outro, ainda mais quando esse outro em algum momento da vida lhe causou algum tipo de sofrimento. Isso é o que eu chamo de coração que não guarda ressentimentos, isso significa nobreza, beleza de espírito.


Um coração que sabe perdoar, um coração cor de sangue, um coração como tão bem definiu José Saramago: “Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu fizeram-no de carne, e sangra todo dia”. O seu, Vilma, com certeza é de carne, é vermelho, é apaixonado pela vida, pelas pessoas, pelo povo, e nele cabe um milhão de amigos, por que nele existe espaço de sobra para acolher os que já têm moradia certa, e também para receber novos moradores.

Muitas felicidades, Vilma, que Deus continue nos trilhos do seu caminho sem lhe desviar dos caminhos que ele traçou para você. Um beijo carinhoso de todas as pessoas que te amam, e que não são poucas!

Um comentário:

  1. QUE LINDA HOMENAGEM ROSÂNGELA. COM CERTEZA QUEM CONHECE A PESSOA DE VILMA, SABE QUE VOCÊ FALA A MAIS PURA VERDADE. MULHER DE CORAÇÃO GRANDIOSO E GESTOS SIMPLES QUE AGRADA A TODOS E EM ESPECIAL A DEUS. PARABÉNS VILMA, QUE VOCÊ CONTINUE SENDO ESSA MULHER QUE ROSÂNGELA TÃO BEM CLASSIFICOU. ALIÁS, EU VOLTO NO TEMPO EM QUE RESIDI AÍ, E LEMBRO QUE ISSO É UM TRAÇO PECULIAR AS SENHORAS DA FAMÍLIA FLORÊNCIO. CADA UMA MELHOR QUE A OUTRA, NUNCA ENCONTREI NADA QUE DASABONASSE A CONDUTA DE NENHUMA DESSAS MULHERES GUERREIRAS.
    MAS COMO HOJE É SEU DIA VILMA, QUERO APROVEITAR AQUI ESSE ESPAÇO COM A DEVIDA LICENÇA DE JÚNIOR E TE ENVIAR UM GRANDE ABRAÇO, DESEJAR QUE DEUS CONTINUE AGINDO EM VOCÊ COMO SEI QUE SEMPRE AGIU.CREIO QUE ELE TE AMA MUITO, POIS É NOTÓRIO QUE ELE SE APROXIMA SEMPRE DAS PESSOAS MESMO QUE DOTADAS DE BOA SITUAÇÃO FINANCEIRA, MAS QUE SÃO PORTADORAS DE CORAÇÃO DO TIPO DO SEU.
    UM GRANDE ABRAÇO, MUITA PAZ E MUITA LUZ.
    Fátima Cardoso.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.