quarta-feira, 23 de maio de 2012

Umarizal faz adesão ao Pronatec e abre pré-matrícula para cursos.


Estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos, Trabalhadores e Beneficiários dos programas federais de transferência de renda do município de Umarizal vão poder se inscrever no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). 

O município de Umarizal, através do prefeito Rogério Fonseca aderiu ao programa federal junto a outros 15 municípios da região oeste do estado. Na manhã dessa terça-feira (22), ele e os demais gestores dos municípios, participaram de uma reunião no IFRN de Pau dos Ferros com o coordenador geral do Pronatec no âmbito do IFRN, Professor Otávio Augusto Tavares. Os prefeitos receberam instruções para encaminhar as pré-matrículas dos cursos em seus municípios. 

Até o dia 17/05 os municípios da região oeste que aderiram ao Pronatec foram Pilões, Marcelino Vieira, Francisco Dantas, Severiano Melo, Riacho da Cruz, Umarizal, Riacho de Santana, Alexandria, Portalegre, Frutuoso Gomes, Tenente Ananias, Pau dos Ferros, Olho D'água do Borges, Major Sales, Água Nova e Almino Afonso. 

As pré-matrículas serão realizadas em Umarizal, na Casa das Famílias (CRAS) a partir de amanhã às 14h com Glauber Luciano e devem ser realizadas até o dia 31 de Maio. Após a pré-matrícula o IFRN fará a seleção dos aptos a participarem do programa. 

O Pronatec custeia transporte, lanche, fardamento e todo material que o aluno irá utilizar durante o curso que tem duração de até 400h. 

Entre os cursos ofertados este ano estão: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Gestão de Resíduos sólidos, Apicultor, Auxiliar de Recursos Humanos, Cervejeiro, Eletricista Instalador predial de baixa tensão, Fruticultor, Horticultor, Mestre de Obras, Monitor de Recreação, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador de Computador, Programador de Sistema, Recreador entre outros. 

Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Outras informações sobre o Pronatec, acesse http://pronatec.mec.gov.br/. 

Leo Silva - Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia - uzlemfotos@hotmail.com / leounderworld@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.