quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MAIS CULTURA!

CONFERÊNCIA SOBRE O PLANO NACIONAL DE CULTURA E MICROPROJETOS CULTURIAS


Na última quarta 26, participei em Natal de uma Conferência que tratava da apresentação nacional do novo Plano Nacional de Cultura, que foi só possível depois de um longo processo de estudo feito pelo Ministério da Cultura em parceira com Estados e Municípios.

Caberá agora aos Estados e Municípios elaborarem seus Planos de Cultura.

Aqui em Umarizal já estamos em processo de discussão, conversando com os representantes das manifestações culturais, artistas e os principais interessados nesse Plano que vai fundamentar o município com políticas e diretrizes, principalmente para fortalecer a manutenção das atividades culturais e folclóricas.

O Seminário em Natal aconteceu no Teatro Alberto Maranhão, iniciando as 08 horas com oficinas sobre Microprojetos Culturais, e encerrou-se as 13 horas.

Já ás 17 horas vários Prefeitos e Secretários Municipais de Cultura retornaram ao Teatro para a solenidade de apresentação do Plano Nacional de Cultura, que contou com nomes de peso, como a Deputada Federal Fátima Bezerra que foi relatora da PEC 150, lei que regulamenta a nova cultura no país, estava presente também o Ministro da Cultura Dr. Juca Ferreira, a Governadora do Estado Wilma de Faria, e entre muitos artistas locais e nacionais estava o cantor/compositor e agora Secretário de Cultura de João Pessoa/PB Chico César.

Natal foi escolhida por sediar essa solenidade por consequencia de se tratar do Estado da relatora do projeto, a Deputada Federal Fátima Bezerra.

Depois da solenidade o Teatro Alberto Maranhão se transformou num grandioso palco de apresentações culturais, vários artistas potiguares apresentaram suas artes, e tudo acompanhado de um delicioso coquetel com salgados e doces deliciosos.

Foi tudo perfeito, uma noite mágica, que tratou a Cultura como verdadeiramente deve ser tratada, como prioridade na construção e consolidação de políticas públicas voltadas para o bem de cada cidadão.


Eu e a Deputada Fátima Bezerra.
Ela foi a estrela da noite.


Eu e o meu colega Secretário de Cultura da cidade de João Pessoa/PB o cantor e compositor Chico Cesar


Agora com o Ministro da Cultura Dr. Juca Ferreira

Eu e a minha adorada Governadora Wilma de Faria

2 comentários:

  1. Juninho. Parabéns pelo Blog que é um sucesso. O evento sobre a Cultura me emociona muito. Precisamos adentrar na alma do nosso povo simples e fazer ele acreditar que tem seus valores, seu saber, sua poesia, sua melodia! Recordo-me que um dia estava esperando ônibus aí, na parada do posto, quando encontrei um senhor chamado Vicente de Nô, meu conhecido desde criança que desfilava em seus cavalos charmosos do sítio Cajazeiras para a feira em Umarizal, e naquele dia, travou uma sessão de conto de causos, expontaneamente, naquela parada, e cantou... E eu nunca mais esqueci aquela cena. E fiquei sonhando ver um dia as comunidades rurais, se manifestando atavés da sua alma, do seu canto, da viola do repentista que rima a vida dia após dia... Me emociono e fico aqui feliz em ver que as coisas estão acontecendo para melhor. E para finalizar, Fátima Bezerra, desde que a conheço de muitos anos, é uma Estrela de alta grandeza na defesa da Cultura e da Educação... Palmas para ela todo dia. Beijo Juninho e que Deus te leve pela mão rumo a construção do novo e o resgate do valor cultural do nosso povo. Te adoro.

    ResponderExcluir
  2. Áh, e você, colega de Chico Cézar, vai bombar!!! Amo esse Nêgo. Ele é lindo demais... Sabe demais da alma humana...

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.