quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Conferência da Criança e do Adolescente

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONSEC/RN, segundo os princípios legais da Constituição Federal de/88 e da Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, órgão deliberativo e coordenador, em nível estadual das Normas Gerais da Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – Umarizal/RN promoveram a CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA REGIÃO DO ALTO OESTE II, nos dias 05 e 06 de agosto de 2009 na Casa de Cultura Popular, sendo eleito o tema: “CONSTRUINDO AS DIRETRIZES PARA A POLÍTICA E O PLANO DECENAL”, tendo como objetivo principal analisar, definir e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.


Na oportunidade o município pólo que é Umarizal recepcionou os municípios de: Almino Afonso, Antonio Martins, Itaú, Lucrécia, Martins, Messias Targino, Portalegre, Olho D’água do Borges, Frutuoso Gomes, Rafael Godeiro, Viçosa, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Patu e Janduís.

Na atualidade o CONSEC/RN está sendo presidido pelo Sr. Marcos Dionísio Medeiros Caldas que é advogado e Coordenador da Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias - CODEM, ligado a Secretaria de Estado do Trabalho, da Justiça e Cidadania - SEJUC/RN e o CMDCA de Umarizal é presidido por Glauber Luciano Batista Dias – Secretário da Paróquia de Umarizal e Pedagogo do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

Segundo Glauber Luciano – presidente do CMDCA/Umarizal a realização dessa Conferência é mais um avanço na política de atendimento à Criança e o Adolescente, o município de Umarizal tem avançado muito neste setor, pois em administrações passadas o CMDCA não estava ativo, passando a ser ativado na administração do Prefeito Rogério Fonseca - sob a presidência da Assistente Social Telma Ariana de Oliveira Medeiros que com a colaboração do Promotor da época Dr. Lenildo, e junto com o poder legislativo reformularam a lei municipal e realizaram a primeira eleição do Conselho Tutelar que antes não existira. Atualmente o Conselho Tutelar já está na sua segunda gestão. Ainda temos muito a avançar, estamos tentando a cada dia melhorar a nossa atuação enquanto agente fiscalizador. A realização dessa conferência contribuirá ainda mais para as ações voltadas ao menor. A Prefeitura Municipal de Umarizal através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação deram total apoio para a realização desse evento.
Execução do Hino Nacional

Secretária Municipal de Assistência Social e da Habitação, Suelene Fernandes, entregando uma comenda ao Promotor da Criança e da Juventude da cidade de Mossoró, Dr. Olegário, que foi responsável por uma das palestras.


O momento da palestra


Auditório

Fazendo o Cerimonial da Conferência

Suelene Fernandes saudando os convidados


Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Umarizal Glauber Luciano



Momento dos estudos e planejamento das novas estratégias

Um comentário:

  1. Parabéns ! lideranças envolvidas com o evento. vcs demostram cuidado para com a criança e adolecente. "invista na criança que estará assegurando o futuro".

    Iradel Freitas da Costa. Vereador e presidente do CMDCA de Limeira do Oeste - MG.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.