quinta-feira, 16 de julho de 2009

No Tabuleiro!

Durante os últimos 30 dias coloquei no blog uma enquete onde perguntei aos visitantes sobre quem deveria ser o próximo governador do estado, lógico que coloquei os nomes que estão em especulação perante a mídia, mas o quadro na atualidade encontra-se indefinido, ainda não se sabe ao certo quem deverá ser candidato ao cargo, mas que tem muita gente de olho no lugar da Profª Wilma de Faria, isso têm!

Vamos ao resultado, onde obtivemos 267 votos:
1º - Garibalde Alves Filho - 26,74 %

Na atualidade ele é senador pelo PMDB, foi há pouco tempo Presidente do Senado. Na última eleição estadual ele concorreu ao cargo de Governador, era conhecido como o governador de férias, mas teve a mesma prolongada pela atual Governadora Wilma de Faria que foi para o seu segundo mandato. Especula-se também um tão de “acordão”, onde Garibalde disputaria o governo, a Governadora Wilma de Faria e José Agripino Maia disputariam o senado, ficando os dois com chances de ocupar aos cargos, sendo que na próxima eleição há duas vagas para serem preenchidas.


2º - Rosalba Ciarline - 22,60 %

Também Senadora na atualidade pelo DEM. Rosalba construiu seu nome a nível estadual com a excelente administração que fez como Prefeita por três mandatos na cidade de Mossoró. Trouxe muito progresso e desenvolvimento para a cidade do sal. É o nome mais forte para ser candidata pela oposição, caso não aconteça o “acordão”.
3º - João Maia - 7,50%

O Deputado Federal João Maia - PR, promete dar muita dor de cabeça em gente nas especulações para ser um possível candidato ao governo apoiado pela Governadora Wilma de Faria, pois o mesmo ao ser candidato a deputado federal nas ultimas eleições, mexeu e remexeu os quatro cantos do estado para divulgar o seu nome, fez tanto que acabou sendo bem votado e muito conhecido, a ponto de hoje ter seu nome como um possível candidato ao governo. Mas, suas chances serão mínimas caso não obtenha os apoios para formar uma boa base.


4º - Iberê Ferreira de Sousa - 6,40%


É o atual vice-governador, e a partir de abril do próximo ano será o governador do estado, sendo que para disputar uma vaga no senado a atual Governadora Wilma de Faria tem que deixar o restante do mandato para o vice, que no caso é Iberê. Então ele já fica numa posição de candidato natural do seu partido o PSB, que é o mesmo da Governadora, e vale lembrar que a máquina vai estar em suas mãos, e que caso venha realmente ser candidato poderá chegar com facilidade até num possível segundo turno. Iberê tem carisma para isso, e sabe como ninguém articular uma campanha vencedora, basta lembrar que na eleição de Wilma para o segundo mandato ele foi um dos mestres na hora de determinar os rumos da campanha, que foi apertada, mas vencida de virada. Tem sido o principal obstáculo tanto de João Maia como de Robson Farias. Quero ver como vai ser descascado esse abacaxi, isso é, se Wilma já não descascou e estar escondendo as cascas para deixar a oposição desarticulada.

5º - José Agripino Maia - 3,43%


Não é de causar estranheza a pouca aceitação do Senador José Agripino Maia -DEM, tendo em vista que ele é um forte opositor ao Presidente Lula, e nós estamos numa região que é seguidora da cartilha do Presidente “populista e assistencialista”. Realmente o nome de José Agripino, o Jajá, não estar em alta para disputar ao governo do estado, sendo que do seu partido os Democratas aposta na Senadora Rosalba que tem uma maior aceitabilidade, então caberá ao Senador lutar com unhas e dentes para segurar por mais oito anos sua cadeira no senado, coisa que não será muito fácil, caso se confirme que a Governadora Wilma de Faria e o Senador Garibalde Alves venha também disputar as vagas. Na próxima eleição são duas vagas para senadores, daí eu pergunto, será que antiga base do Senador do “programa pau-amarelo” o apoiará para o senado em 2010? ou o maior apoio será a Wilma de Faria, a quem ele entregou de bandeja sua forte base na ultima eleição estadual?... O estado do Rio Grande do Norte sempre foi dividido entre os Alves e Maia, verde e vermelho, bacurau e bicudo, e José Agripino apostou suas fichas na ultima eleição estadual para eleger para o governo o Senador Garibalde, com isso, sua base nos municípios permaneceu com o vermelho, agora fortemente defendido pela Governadora Wilma de Faria, e pelo que escuto na região a Governadora continua firme com os prefeitos “agripinistas” que gostariam de uma união entre os dois. Também escuto que José Agripino poderá ser favorecido com o apoio dos dois principais candidatos ao governo, pois, o mesmo tem a simpatia dos eleitores das duas facções. Porém quero ver para crer!


6º - Robson Farias - 3,43%

Na minha simples opinião é o nome de menor chance de chegar a ser candidato, quanto mais Governador do Rio Grande do Norte. O Presidente da Assembléia Legislativa Robson Farias aparenta ser um homem de pouco carisma, ou pelo menos não passa uma imagem melhor para a região oeste, com isso, pouco se escutar falar no nome dele. Mas na política tudo é possível, melhor exemplo é protaginizado pela atual Governadora Wilma de Faria, que elegeu como seu sucessor na década de 90 um desconhecido como prefeito de Natal, Aldo Tinoco, derrotando o filho de Aluízio Alves, o atual deputado federal Henrique Alves. Também vale lembrar que quando foi candidata ao governo em 2002 Wilma de Faria nas primeiras pesquisas era a lanterninha, ficando atrás de Fernando Bezerra e Fernando Freire, e a mesma deixou os dois a ver navios.




Nenhuma das opções - 29,90%
A maioria dos votos da enquete não simpatiza nenhum dos possíveis candidatos a governo do estado, porém, pelo que escuto, leio e vejo na mídia todos os dias é que serão esses mesmos os nomes a disputar o governo. Mas se alguém acredita que possa aparecer outros nomes peço que mande um e-mail para: manoellinos@hotmail.com, e diga quem você gostaria que fosse o próximo governador do Rio Grande do Norte.
A todos muito obrigado pela participação e contribuição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.