quinta-feira, 30 de julho de 2009

Seminário Nacional de Cultura

Durante os dias 27 e 28 últimos, participei em Natal do Seminário Nacional de Cultura, realizado no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN. O encontro teve como meta apresentar aos Secretários Municipais de Cultura a nova política cultural adotada pelo Ministério da Cultura, que visa estabelecer a afirmação do direito à cultura e a igualdade e a plena oferta de condições para a expressão e a fruição cultural.

Na ocasião falou-se da nova Lei de Cultura e do Plano Nacional de Cultura e como os municípios deverão adotar critérios para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, tendo em vista que a PEC 150 deverá ser aprovado ainda esse ano pelos deputados federais, e que um Fundo de cultura incentivará a pratica cultural nos quatro cantos do país.

Com a realização de um amplo estudo do Ministério da Cultura e outras instituições culturais podemos enfim ter a tranqüilidade inclusive constitucional que em breve os artigos 215 e 216 terão ter sua verdadeira validade, pois com a criação do Fundo poderá então ser oferecida a manutenção as manifestações culturais.

Nos dois dias de encontro tive a honrosa satisfação de conhecer a Prefeita do Município de Pureza, Soraya Café de Melo Santana, uma Prefeita de espírito empreendedor, com uma grande visão de futuro, e como se não bastasse de uma simpatia encantadora.

- Eu e Prefeita da cidade de Pureza, Soraya Café -
Deus sempre me dando oportunidades de conhecer excelentes seres humanos.

Outra pessoa encantadora foi a representante da Secretária de Cultura de Upanema, Rosane Ananias, um amor de pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.