sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Certo e/ou Errado

Embora seja um estudante do curso de Letras, habilitação em língua portuguesa, reconheço a grande dificuldade em conhecermos todas as regras de uma língua tão complexa, e mais, não domino ainda como tal essa grandiosa arte de escrever bem, embora procure sempre melhorar.

Nesse mesmo blog já cometi alguns desvios, alguns equívocos, e alguns amigos entraram em contato comigo, ajudando-me a concertar esses erros, e sempre agradeci muito, ou melhor, agradeço a quem o fizer.

Quem encontrar um erro gramatical, algum erro de concordância, algum erro na escrita ou outro qualquer desvio da formalidade culta que se exige de quem se submete a escrever para muitos leitores, no meu caso um blog, sintam-se á vontade, todo dia aprendemos novas coisas, novas palavras. Meu e-mail: manoellinos@hotmil.com.

Porém, fiz essa introdução, primeiro me avaliando, para em seguida criticar alguns exemplos de palavras mal escritas por parte de alguns “blogueiros”, que literalmente rasgam nossa gramática, estão, posso afirmar, fazendo um verdadeiro estardalhaço com nossa língua materna. Acredito que esses mesmos “escritores” não tenham a dimensão para quantas outras pessoas estão escrevendo e declarando suas opiniões, sem procurar corrigir esses equívocos, sendo que se repetem sempre em novas postagens.

Confira como estão sendo escritas algumas palavras em determinados blogs.

INFORMAL /ERRADA (Culta/Formal/Certa)

APARTIR DAS 19 HORAS (A partir das 19 horas)
VIÇE PREFEITO (Vice-prefeito)
TENHE (tem ou têm)
ANIVERSSARIO (aniversário)
COMFIRMADA (confirmada)
FASENDO (fazendo)
FISERAM (fizeram)
IMCANSAVEL (incansável)
PRAÇO (braço)
DESENPENDO (desempenhando)
OCIALIZADA (oficializada)
IMFORMAÇÕES (informações)
ESPERIENÇIA (experiência)
NENHE (nem)
VOÇÊ (você)
A PREENÇÃO (apreensão)
CABARITOS (gabaritos)
VENHE (vem)
TANBÉM (também)
TRASER (trazer)
INTEREÇANTE (interessante)
COMTATO (contato)
COMPAREÇEU (compareceu)
ERÃO (eram)
REFERENÇIA (referência)


Como não tenho aproximação com certos “blogueiros”, fica aqui apenas uma simples crítica construtiva.

Um comentário:

  1. Realmente Júnior, confundir algumas letras é normal, erramos tbm nas digitações( no entanto é importante ler antes de publicar)mas erros destes tipos aí, sei não viu!!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.