terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Públicado no site do Ministério do Esporte

Informe nº 37 / 2012

Brasília, 16 de Janeiro de 2012

Segundo Tempo reforça identidade cultural nordestina de estudantes em Umarizal (RN)




No sertão do Rio Grande do Norte, o esporte social do Ministério do Esporte dá a sua contribuição para manter o nome da cidade de Umarizal associado aos grantes talentos do forró, da dança e do teatro. É na quadra poliesportiva de Caraíbas, bairro mais carente do municipio de 11 mil habitantes, que crianças e adolescentes do Programa Segundo Tempo enriquecem essa tradição, lançando grupos de danças típicas e de teatro extremamente talentosos.

Na cidade conhecida como berço de músicos de grandes bandas nordestinas, o forró, o xaxado, o baião e outros ritmos estão sendo incorporados à realidade infanto-juvenil. Em novembro passado, o grupo fez sua primeira apresentação, durante as comemorações dos 50 anos de emancipação de Umarizal. As alunas do Segundo Tempo também apresentaram um espetáculo de balé – incorporado ao programa pela prefeitura – e uma mistura de baladas, desde os anos 1970 aos tempos atuais.

O público pôde prestigiar o talento de Rosiane Souza, 9 anos. Uma das alunas mais isoladas do grupo no início do programa, hoje ela é uma das grandes revelações da dança. “A garota sequer conversava, era muito tímida. Com a dança, está extrovertida e virou referência de amizade também entre as colegas da turma dos jogos de queimada”, orgulha-se a professora de dança Giórgia Vanessa Alves.

O teatro do Segundo Tempo é outra semente da cultura local. O grupo fez sua primeira grande apresentação com a participação, na platéia, de um seleto grupo de espectadores. “Nossos alunos se apresentaram em outubro, durante o Assembleia Cidadã, projeto da Assembléia Legislativa, com a presença de 24 deputados estaduais”, informou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Manoel Lino de Souza Junior.

Um total de 1,6 mil crianças e adolescentes são contemplados pelo Segundo Tempo, em parceria com a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Umarizal. Os núcleos funcionam em estruturas públicas, como as escolas estaduais Zenon de Souza e 11 de Agosto e o colégio municipal Tancredo Neves, além de espaços cedidos pela prefeitura, a exemplo do ginásio José Antônio de Oliveira, da quadra poliesportiva Rômulo Cavalcante e do bosque Anatilde Dias.

Além das oficinas de teatro, dança e balé, os beneficiados recebem no contraturno da escola acompanhamento pedagógico, alimentação e prática esportiva. Entre as modalidades oferecidas, estão vôlei, basquete, futsal, handebol, jiu-jitsu, capoeira, skate e jogos de queimada na recreação.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter (@minesporte) e no Facebook (facebook.com/ministeriodoesporte)


Visite nosso sítio: http://www.esporte.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.