domingo, 4 de julho de 2010

Injustiça com Dunga.


Não estou credenciado como um comentarista de futebol, muito menos de defensor do ex-técnico da seleção brasileira Dunga,e menos ainda achar que a seleção brasileira fez uma boa campanha, mas, o que aconteceu hoje me deixou comovido e achei particularmente um absurdo, um péssimo exemplo. Mal Dunga pisou em solo brasileiro e a CBF publicou uma nota pela internet onde tanto Dunga como toda a equipe técnica que esteve na Copa da África do Sul estavam demitidos.

Ora, meus amigos, que desrespeito a um profissional, a um homem que já fez e muito pelo futebol, pelo esporte do nosso país, sendo Dunga também um grande protagonista em outras vitórias da seleção em outras copas do mundo.

O ex-técnico conseguiu resultado positivo em cerca de 90% dos jogos onde esteve á frente da seleção, conseguiu resultados importantes e mais, fez muitos brasileiros felizes quando a seleção conseguiu classificação folgada nas eliminatórias para a bendita copa na África do Sul.

Com essa decisão de afastar Dunga tão rapidamente fica o questionamento, será que o Brasil está realmente preparado para ser sede de uma copa do mundo em 2014 e de uma olimpíada em 2016?... Será que só o ultimo resultado é que faz o caráter de um homem, principalmente se ele for um grande profissional?

Sei que estamos falando de uma “COPA DO MUNDO”, mas são apenas jogos, e como tal tem vencedores e derrotados, e como conseqüência é necessário ter maturidade para enfrentar qualquer resultado, tanto positivo como negativo, até porque se não temos condições psicológicas de perder porque entrar no embate.

Nas escolas, principalmente para as crianças e adolescentes é necessário que essa derrota sirva de incentivo e não de falta de estimulo para continuar na luta diária - se não é a vida uma luta diária - onde os resultados nem sempre são os melhores e precisamos ter capacidade para recebê-las e enfrentá-las.

Ganhar e perder são para quem sabe e principalmente para quem gosta de entrar na luta, no jogo, saber competir, saber articular, saber persuadir, saber e entender que os resultados sejam eles qual forem só engrandecem.

Contudo, vamos em frente, principalmente respeitando as nossas próprias limitações, os limites dos adversários e saber aplaudir quando ganhamos e também saber reconhecer qualquer derrota de cabeça erguida, afinal, saímos de uma e em breve estaremos em outras.


Parabéns ao povo da Argentina que receberam seus jogadores e técnico como heróis, não julgaram só o ultimo resultado, mas julgaram a quantidade de suor derramado para estar aonde muitos sequer não conseguiram nem chegar.

E como disse Tadeu Schmidt em seu comentário final no Fantástico desse domingo - “Não levamos um gol da Holanda e outro da vida, levamos apenas dois gols da Holanda e ninguém ouse misturar as coisas”.

4 comentários:

  1. PARABÉNS, JR...!!! Muito bem colocado tudo q/ vc. postou..., TBÉM não defendo Dunga, até pq não gosto da arrogância dele; mas em tudo na vida se deve ter "UM MÍNIMO" de respeito ao próximo..., Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Mil desculpas junior,mais não posso concorda com vc não,Dunga tinha os melhores jogadores para convogar,jogadores novos como,Neymar,Paulo Henrique Ganço,e Ronaldinho Gaucho,esse ultimo comendo a bola em seu clube o Milan,e Dunga não os levou,querendo aparecer,levou um time repleto de jogadores reservas em seus clubes,ou seja Dunga queria era aparecer,e apareceu,pena que d forma negativa,ou seja a culpa é toda d Dunga e d mais ninguém.
    Raniele Gomes

    ResponderExcluir
  3. CID DELANO - LONDRINA5 de julho de 2010 21:38

    VOU ME METER UM POUCO, CONCORDO QUE SE TEM QUE TER UM MINIMO DE RESPEITO POR QUALQUER PROFISSIONAL. AO LONGO DE 4 ANOS NUNCA SE FALOU TANTO EM COMPROMETIMENTO, COERÊNCIA, AMOR PELA PATRIA E OUTROS SENTIMENTOS E PALAVRAS DE MODA QUE AO LONGO DO PERIODO FORAM USADAS, MAS SE FALOU TANTO NA BADALÇÃO E FALTA DE TODAS ESSAS PALAVRAS EM 2006 E EM 2010 PARARAM NO MESMO PONTO, OU SEJA, NINGUEM FOI MELHOR QUE NINGUEM, POIS SE CONCENTRAÇÃO GANHASSE JOGO, O TIME DA PENITENCIARIA NÃO PERDIA UMA.

    "COPA DO MUNDO É MOMENTO" ESSE COMENTARIO NÃO PODE SER LEVADO A RISCA, POIS QUANDO SE É CRAQUE ELE MESMO FAZ O SEU MOMENTO, COMO KAKA QUE DEPOIS DE UMA TEMPORADA PARA SER ESQUECIDA PARA MIM ESTEVE ENTRE OS MELHORES, MAS OUTROS VÁRIOS QUE SE FORAM PARA NEM ENTRAR EM CAMPO POR ASSIM DIZER, COMO KLEBERSOSN(NO BANCO DO FLAMENGO), GILBERTO (EXPULSO DE 3 JOGOS NA LIBERTADORES), GRAFITE "QUE NÃO VIROU DIAMANTE" (ARTILHEIRO DO ALEMÃO A 2 ANOS ATRAS), JULIO BAPTISTA (DUAS TEMPORADAS NA ROMA NO BANCO), FELIPE MELO (FOI EXPULSO ATÉ DO UTERO DA MÃE). TINHA COISA BEM MELHOR A SE LEVAR DO QUE ISSO, MAS DUNGA FEZ CAMPANHA ANTI DROGAS NESSA COPA. "NADA DE CRAQUE".

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo belo e coerente comentário!!! td que penso vc pôs aí no seu blog, concordo com absolutamente tudoooooooooo...para mim o Dunga fez o que pode pela copa, mas nem tudo depende dele e jogo é isso mesmo,a globo que fazer a caveira do Dunga para td o Brasil e isso me revolta, parece que tem o poder em tds e ai quem fideles ficar a favor do Dunga, acredito q no minimo uma grande bronca receberia da globo, muita falta de personalidade de tds eles e injustica aquele que simplesmente quiz fazer o melhor possível pelo seu time, mas infelizmente as pessoas só irao reconhecer aquele que leve o Brasil a ser campeao. Realmente um péssimo exemplo para a criancada e a pessoas que passam o ano td estudando e se dedicando para passar em um concurso e nao consegue passar, a CBF foi um exemplo de que nós nao merecemos uma segunda chance em nossas vidas e isso é revoltante. Desculpa por tantas palavras é que isso realmente me revoltou muito e parabens para a torcida da Argentina!!!
    Natal/RN Feminino

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.