domingo, 12 de abril de 2009

Interiorização do Turismo

Interiorização do turismo: riqueza de detalhes

Dividido em cinco polos turísticos, o estado apresenta opções que vão desde paisagens serranas a esportes de aventura.


O Rio Grande do Norte é dividido em cinco polos turísticos. Esses polos passarão por um remapeamento pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Sebrae. Com esse trabalho, novos municípios poderão passar a integra-los enquanto outros podem deixar de fazer parte. O critério usado para essa definição que quem fica e quem sai é a participação efetiva dos municípios nas ações do polo ao qual estão ligados e como eles estão se integrando no desenvolvimento dessas ações.


Atualmente existem os polos Costa das Dunas, Costa Branca, Agreste/Trairi, Seridó e Serrano. Segundo a coordenadora técnica da Setur e interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo junto ao Ministério do Turismo, Carmen Vera Araújo de Lucena, os polos trabalham em consonância com as diretrizes do Plano de Regionalização elaborado pelo MTur, que define como meta a comercialização de novos produtos turísticos nos estados.


Pelo mapeamento atual, já foi feita a roteirização dos polos Costa Branca e Seridó, com o desenvolvimento de ações de divulgação e de promoção turística, a exemplo do Festival Saboreando, realizado na região do Seridó. O primeiro passo para a nova etapa foi dado no final de março, com um encontro de secretários de turismo dos municípios em Natal, com o objetivo de situa-los sobre os trabalhos e passar as informações acerca da atuação desses municípios nos respectivos polos. Isto porque a maioria dos secretários assumiu a pasta este ano.


Ainda em 2009, será instalado o Conselho de Turismo do polo Serrano e institucionalizado o polo Agreste/Trairi. "Através do Prodetur está sendo feita a revisão do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), para traçar que tipos de ações poderão ser desenvolvidas a partir de agora no intuito de divulgar, promover os municípios e possibilitar um maior incremento na interiorização do turismo no Rio Grande do Norte", destaca Carmen Vera.


Natal e Tibau do Sul foram definidos pelo Ministério do Turismo como destinos indutores. Aproveitando isso, a Setur e o Sebrae pretendem fazer o inventário da oferta turística desses dois municípios. "Para isso, contaremos com a colaboração das instituições de ensino superior que tenham cursos de turismo", explica, acrescentando que a idéia é que até o final de 2011 sejam inventariados todos os municípios do Rio Grande do Norte. Com base nas informações que foram discutidas e sugeridas durante o encontro com os novos secretários de turismo, no mês de março, a equipe começará a fazer as visitas técnicas.


Quanto à valorização do interior do estado no aspecto turístico, a coordenadora da Setur esclarece que já existem algumas agências de viagens comercializando os destinos, mas ainda faltam muitos equipamentos turísticos nos municípios, como meios de hospedagem e restaurantes. Nos municípios que compõem o polo Costa Branca existem equipamentos, mas precisa fazer uma melhor qualificação.


"Existe o potencial, mas é necessário comercializar o produto. É isso que estamos propondo com esse trabalho: qualificar os atrativos para transforma-los em produtos que recebam bem e atraiam o turista", conclui Carmen Vera.


Por Zenaide Castro no blog http://www.nominuto.com/


Reunião com o Prefeito Rogério Fonseca e a Primeira-Dama Vilma Fernandes sobre o projeto de Interiorização do turismo.
Em reunião com o Prefeito Rogério Fonseca e a Primeira-dama Vilma Fernandes no dia 07 de abril deste, pude explanar sobre o projeto desenvolvido pelos órgãos já citado pela matéria acima.

Nos dias 18 e 19 de março participei de um encontro em Natal, onde ficou claro e nos dado a oportunidade de também podermos fazer parte desse processo de interiorização do turismo nas cidades do interior.

É claro que pra isso acontecer temos que nos moldar as condições e critérios estabelecidos pelo programa do ministério do turismo, cujo titulo é “Roteiros do Brasil”, onde esse programa de regionalização do turismo apresenta as diretrizes políticas para enfim culminar na realização projeto no município.

Apresentado então ao Prefeito as normas e diretrizes para fazer parte do programa, ele me deu carta branca para tomar as medidas necessárias para que possamos fazer parte do pólo de turismo na nossa região, tendo em vista que eu estou como Secretário de Cultura e Desportos.

Então, em breve estaremos fazendo as reuniões necessárias, principalmente com donos de pousadas, bares, restaurantes, donos de transportes coletivos como vans e táxi, e promotores de eventos da nossa cidade, assim como os artistas populares, os representantes de manifestações culturais, para juntos entramos nesse projeto onde todos serão capacitados e depois beneficiados.

Como o Prefeito Rogério Fonseca não para de trabalhar em função de dias melhores para seus munícipes, fica aqui o nosso agradecimento de apoio a esse grande projeto, onde no desenrolar poderei explicar passo a passo como Umarizal se transformará numa cidade capaz de receber turistas com qualidade de serviços e com atrativos e potencialidades nos seus produtos.

Volto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.