segunda-feira, 13 de abril de 2009

Entronização

ENTRONIZAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO
DE JESUS NOS LARES

O que significa?

A ENTRONIZAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS é a Entronização do Amor no lar. Consiste no compromisso explícito, da família, de viver o Evangelho e ter Jesus Cristo como o Senhor e o Rei de cada uma das pessoas, pela obediência às leis de Deus, na fé, na esperança e no amor.
O gesto de Entronização consiste em colocar a imagem de Jesus em um lugar especial da casa, para recordar a sua presença permanente no lar. A imagem traz em destaque o coração como símbolo do amor. É um sinal que nos lembra o amor de Jesus por nós, e que se deve revelar ao mundo através da nossa própria vida de amor em família.
Não se faça, porém, apenas um ritual. É necessário que o gesto seja expressivo de uma vontade decidida de viver o Evangelho; de cumprir plenamente os compromissos do Batismo, da Crisma, do Matrimônio, da Eucaristia; de amar a Deus sobre todas as coisas e de amar ao próximo como Jesus amou.
É necessário viver a Religião de uma maneira viva e esclarecida, em que as pessoas estejam abertas para a Comunidade, procurando superar todo egoísmo e todo pecado. Criar um ambiente educacional voltado para Deus e para os valores eternos. Ambiente de oração e de vivência plena do Domingo, Dia do Senhor.
A Entronização assim vivida e entendida será, certamente, um meio de salvar a família e a sociedade.
Concretamente, a família que fez a Entronização procura realizar uma síntese de fé e vida. Procura ser coerente com o ideal cristão, praticando a justiça, vivendo honestamente, respeitando os direitos dos outros; não omite participar da Eucaristia, tem o hábito de oração e da leitura da Bíblia no lar; preocupa-se com as obras de caridade, como atender aos pobres e visitar aos doentes; interessa-se pelas vocações sacerdotais e ora pelos padres e seminaristas compromete-se com a comunidade paroquial nos trabalhos pastorais e de promoção social.
A experiência tem mostrado que esta vida cristã, de confiança e de amor aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, faz com que haja paz no lar e os problemas encontrem sua solução. "Jesus nunca se deixa vencer em generosidade."

Preparativo
• Escolha-se uma imagem própria do sagrado Coração de Jesus. aconselha-se que seja uma imagem artística, o quanto possível. Pode ser gravura, pintura ou estátua.
• Deixe preparado o lugar onde será colocada a imagem, pelo chefe de família.
• Preparem-se velas e flores para realçar a cerimônia
• Marque-se um horário em que toda a família possa estar reunida.
• Cada uma das pessoas seja preparada para a Entronização, explicando-se a cada uma seu significado e propondo a cada pessoa que assuma conscientemente o compromisso deste gesto.
• Faça-se uma preparação espiritual pela celebração eucarística e comunhão dos membros da família, no dia da Entronização.

Observações
• Durante a cerimônia são rezadas as orações deste ritual que podem ser entremeadas de cantos, conforme o desejo das pessoas, que possam expressar os propósitos cristãos da família.
• O ritual pode ser enriquecido com gestos expressivos da família. Por exemplo: O pai coloca a imagem no lugar de honra da casa. A mãe acende as velas. Os filhos trazem as flores e podem declamar poesias, ou cantar cântico adequados. ainda, podem fazer orações espontâneas ou escritas anteriormente, mas de sua própria redação.
• Seria muito bom ter a presença do sacerdote. Mas como nem sempre é possível, a Entronização pode ser presidida pelo próprio chefe de família, por um Ministro da Eucaristia, uma senhora do apostolado da Oração, um membro da Legião de Maria, ou outra pessoa escolhida.



Haroldo e Alaede Dias

Foi a primeira vez que participei de um ato como esse, o de entronização, e o momento não poderia ter sido mais emocionante do que na comemoração dos 40 anos de casado de Haroldo e Alaede Dias (Dona Edinha).

O casal recebeu parentes, amigos e o nosso pároco Pe. João Batista, em sua residência para celebrar e brindar essa data tão especial.

Parabéns ao casal pelas bodas de esmeralda.





Haroldo e Alaede













Momento
da entronização













O Casal com
pe. João Batista
















O beijo













O corte do bolo














O casal com as filhas
Denise Magaly e Debora Luzia.


(Alaede se emocionou ao
falar da falta do filho
Francisco na cerimônia,
pois o mesmo mora em
Manaus com a esposa
Suelene e os filho)





Valeu pelo convite!

Um comentário:

  1. Obrigada pelo carinho e atenção à nossa família!!
    Sucesso sempre!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.