quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cartão Postal!

Na ultima quinta, dia 21 de maio, participamos de um encontro na cidade de Apodi, promovido pelo SEBRAE, Governo do Estado e Ministério do Desenvolvimento Agrário, cujo projeto é denominado - “Nas Pegadas de Lampião” - , onde o principal objetivo é fomentar o empreendedorismo a partir da potencialização das vocações produtivas do território, buscando ampliar e diversificar oportunidades de geração de pequenos negócios e postos de trabalho no território da Chapada do Apodi, tendo a economia da cultura e o turismo como propulsores.


Fomos convidados a participar desse tão importante projeto para região oeste como também para a nossa cidade, onde assumimos o compromisso de resgatar, renovar, planejar e ampliar as nossas potencialidades turísticas e culturais. O Prefeito Rogério Fonseca nos deu carta branca para que possamos aderir ao projeto como também trabalhar com afinco para que possamos desenvolver as atividades necessárias para nos manter no projeto e colocarmos Umarizal na rota do turismo e da cultura estadual.


Aderimos também a um programa do Ministério do Turismo, do Governo do Estado e também do SEBRAE, que é o Programa de Regionalização do Turismo denominado de “Roteiros do Brasil”, que visa oportunizar a participação de pequenos municípios na rota do turismo.


Foram-nos apresentadas as diretrizes políticas exigidas pelo programa, em dois encontros que participamos em Natal, e estamos trabalhando para desenvolvermos um projeto para que possamos realmente com responsabilidade, equilíbrio, perseverança, disciplina e determinação colocarmos Umarizal no caminho do futuro, seguindo os ajustes de uma política mobilizadora que permite flexibilidade, de modo a atender às múltiplas questões que interferem no equilíbrio social e econômico da nossa comunidade.


O Programa “Roteiros do Brasil” constitui-se em um movimento que deve influir na percepção daqueles que atuam no processo de formulação, mobilização, execução e comercialização do produto turístico e cultural, e também dos que definem os instrumentos de políticas e de gestão publica. Trata-se de um modelo de desenvolvimento integral, na perspectiva da inclusão social, com ênfase na igualdade de oportunidades desejada por nossa população.


Começamos então a agir de forma eficaz para que os dois projetos possam fazer parte de nossa realidade, no dia 18 de maio, mandamos para a Câmara municipal e os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei que muda a nomenclatura da “Secretaria Municipal da Cultura e dos Desportos” para “Secretaria Municipal do Turismo, Cultura e Desportos” uma das exigências dos dois programas. Com isso em mãos temos a oportunidade de reunir todos os nossos artistas, as manifestações culturais, donos de pousadas, donos de churrascarias e bares para enfim apresentarmos e trabalharmos unidos em prol de um turismo rico em suas potencialidades e atrativos.


A lei já foi sancionada pelo Prefeito, agora é trabalhar para que Umarizal possa ser uma cidade turística.


Estamos desenvolvendo esse trabalho de pesquisa desde dezembro de 2008, quando recebemos a primeira visita de um profissional do SEBRAE, onde juntos fizermos um mapeamento e catalogamos o que temos de riqueza natural e humana para ser vendido como produto aos futuros turistas, e desde do primeiro momento que contamos com a ajuda da Profª Maria Dapaz Curinga, que é uma ativista no que diz respeito a manter a tradição e o resgate da nossa cultura, e de Glauber Luciano, e de toda a equipe da Secretária Municipal do Turismo, Cultura e Desportos, no qual eu respondo diretamente.


Depois recebemos a visita do fotografo Cícero Oliveira, que veio com o intuito de fotografar o que antes agente já tínhamos mapeado e catalogado.


Confira o resultado, e veja como ficou belo, e tudo isso se transformou literalmente em Cartão Postal!








































2 comentários:

  1. Muito bonito o trabalho junior....mas me tira uma duvida....todas estas fotos sao de umarizal ????

    ResponderExcluir
  2. soh pra constar faltou uma foto ae exclusiva
    a minha.. fora isso tah tudo d bOoa.. ki seja um trabalho perfeito.. sucesso imensurável

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.