quinta-feira, 21 de maio de 2009

Nas Pegadas de Lampião

Hoje a noite na cidade de Apodi aconteceu um encontro promovido pelo SEBRAE, em parceria com o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde reuniu vários prefeitos, secretários municipais, representantes de importantes instituições financeiras, ONG´s, representantes de manifestações culturais e o Vice-Governador do estado, Iberê Ferreira de Sousa.

Daqui de Umarizal participaram a Secretária Municipal de Educação, Profª Veralúcia Maia, a Secretária Municipal de Assistência Social e da Habitação, Suelene Fernandes, e o representante da nossa paróquia Glauber Luciano.

O encontro teve como meta apresentar aos gestores municipais o projeto “Território Sertão do Apodi- Nas Pegadas de Lampião”, que é uma proposta de desenvolvimento territorial, tendo a economia da cultura, a *culturalização da economia, do turismo e do artesanato com inspiração na estética do cangaço e do sertão para criar novos produtos e novas oportunidades de negócios. Considerando ainda, as vocações e as atividades já existentes no referido território, será através do estímulo ao empreendedorismo, da capacitação, da qualificação e da gestão desses negócios que será possível buscar o desenvolvimento da região.

*Refere-se à agregação de valor que a cultura, enquanto conjunto dos sistemas simbólicos confere aos negócios ou às atividades econômicas.

O principal objetivo é fomentar o empreendedorismo a partir da potencialização das vocações produtivas do território, buscando ampliar e diversificar oportunidades de geração de pequenos negócios e postos de trabalho no território da Chapada do Apodi, tendo a economia da cultura, a *culturalização da economia e o turismo como propulsores.

A maior expectativa do evento foi em relação á presença do ator Global Marcos Palmeiras, que deu o ar da graça, proferiu uma palestra sobre o tema, e demonstrando muita simplicidade ficou durante todo o evento, primeiro entregando os kits aos representantes dos 17 municípios que ajudam a contam a história do cangaço, segundo atendeu a imprensa, terceiro atendeu a multidão de fãs e curiosos que ficaram na porta do auditório da casa de cultura daquela cidade.

O ator Marcos Palmeiras atendendo a imprensa


Glauber Luciano, Suelene Fernandes e Veralúcia Maia no auditório da Casa de Cultura em Apodi.
* Presença também do Professor José Cardoso e de Lolô Garapa.


Representantes dos 17 municípios que integram o projeto, com o Vice-Governador Iberê Ferreira de Sousa e o ator Marcos Palmeiras.


Recebendo o Kit de Umarizal



Como estou Secretário Municipal do Turismo, Cultura e Desportos do nosso municipio, e estava representando o nosso Prefeito no evento, recebi das mãos do ator Global Marcos Palmeiras o kit do SEBRAE que confirma a presença de Umarizal nesse projeto.

Um comentário:

  1. DE FÁTIMA CARDOSO: Oi Júnior, você como sempre está lindo amigo! Mais bonito que o ator, sem nenhuma sombra de dúvida. Para isso basta olhar seu perfil, sua postura. Nossa cidade foi muito bem representada, PARABÉNS amigo e que vc continue a brilhar por onde você passar.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.