terça-feira, 26 de maio de 2009

Tudo resolvido!

Na manhã de hoje aconteceu uma audiência entre vários professores e técnicos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, com o Prefeito Municipal Rogério Fonseca.

A principal pauta discutida na reunião foi sobre a falta de segurança que assola toda a região oeste, tendo em vista que os Professores que dão aula no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal – NAESU foram assaltados por duas vezes, no percurso que fazem toda a noite entre a cidade de Pau dos Ferros e Umarizal. E na ultima investida dos bandidos eles agrediram fisicamente os professores que viajam sempre numa sprinter de uso exclusivo da citada Universidade.

As aulas do Núcleo reiniciaram no inicio desse mês, e foi justamente na primeira semana de aula que os professores passaram pelo constrangimento e o sufoco de terem bens matérias afanados por maus elementos.

Por consequência desse fato os professores suspenderam as aulas até que a Universidade tomasse uma providência que garantisse a segurança dos mesmos.

Como a Prefeitura de Umarizal tem um convênio assinado com a UERN para manter a continuidade das aulas, e havia uma preocupação do Prefeito em retomar as aulas, foi que as partes interessadas se reuniram e chegaram a um consenso de que as aulas têm que continuar e que os professores devem ter zelado sua segurança.

Então será acrescido um termo aditivo ao convênio que estabelece novas medidas a serem tomadas tanto pela UERN como pela Prefeitura Municipal.

Ficou acertado o seguinte, será alugada uma casa, onde os professores a partir do dia 01 de junho, começam a ficar hospedados, e tudo que seja necessário para garantir a boa funcionalidade da mesma, como o pagamento de água, energia, manutenção e limpeza da mesma, e as despesas ficarão dividias em partes iguais pelas instituições.

A casa que servirá de pousada para os professores é a de Seu Arino Dantas, que fica localizada na Rua Joaquim Clemente.

Contudo, basta agora os alunos comemorarem a volta às aulas na próxima segunda-feira, 01 de junho.

Durante a reunião gostei muito da postura do Prefeito Rogério Fonseca, que deixou claro que mesmo com dificuldades o município tem que priorizar a educação em todas as suas esferas, como também mostrou bastante preocupação em relação a essa falta de segurança que assombra a todos. O prefeito considerou que nesses próximos dias deverá ser posto em pratica uma operação em toda a região oeste, onde diariamente carros e policiais estarão fazendo blitz para tentar diminuir essa onda de assaltos. O Prefeito tem mantido quase que diariamente contato com o secretário estadual de segurança, como também com a governadora Wilma de Faria, e a mesma promete rigor na operação que estar prestes a ser iniciada.

Participaram da reunião os vereadores Washington Sales e Armando Araújo, ambos preocupados em resolver essa problemática que causava preocupação entre os universitários, pois tinha surgido a especulação de que não haveria mais aulas no NAESU, e que os alunos passariam a assistir aulas no Campus em Pau dos Ferros, mas, não passou de mera especulação.

Eu como representante da Secretaria do Turismo, Cultura e Desporto também participei da audiência, e fiquei feliz com o resultado obtido, pois também sou aluno do NAESU.

Outra participação foi da Secretária Municipal da Educação, Profª Veralúcia Maia, que inclusive ficou responsável junto com a equipe técnica da secretaria da educação para começar a organizar um projeto analisando a possibilidade de serem implantados novos cursos e/ou a abertura de novas vagas para o Núcleo de Umarizal.

A coordenadora do Núcleo Graça Oliveira conduziu muito bem a reunião entre as partes, e a mesma mostrou que estar disposta a fazer muito mais do que vem fazendo para zelar por essa grande conquista que é manter cursos universitários em nossa cidade.

Como tudo ficou acertado, ficamos na expectativa e na torcida que a paz volte a reinar no nosso sertão.



Prefeito Rogério Fonseca assegurou a continuidade das aulas no NAESU

Técnicos da UERN ficaram satisfeitos com o apoio do Prefeito

Na foto:
Vereador Washington Sales
Secretária Municipal da Educação Profª Veralúcia Maia
Vereador Armando Araújo
Coordenadora do NAESU Profª Graça Oliveira
Prefeito Rogério Fonseca
Profº da UERN Osmídio Dantas
Profº da UERN Hélio
Profª da UERN Fátima Carvalho
Profª da UERN Zélia Rodrigues
Secretária do NAESU Profª Zuleide da Silveira
Profº da UERN Cesinaldo

2 comentários:

  1. Passei 20 dias de férias em Umarizal e a única coisa que me chamou a atenção negativamente foi essa onde de violências que me parece tornou-se rotina na nossa cidade, fico triste pois uma das principais virtudes do nosso interior era exatamente o direito de ir e vir a qualquer momento e hora, me vangloriava com os amigos em dizer que na minha cidade dormiamos de portas ou janelas abertas e vejo que tudo isso hoje não é mais possível, a principal causa que acredito ter levado a violência em nossa região, sem dúvidas são as drogas, nós como sociedade e o poder público principalmente precisa tomar providências para que tais causas sejam combatidas. Aqui fica a minha torcida para que o Umarizal volte a ser o que era antes, uma Terra de Tranquilidade. Cleber Duarte

    ResponderExcluir
  2. Tudo resolvido, graças a Deus e ao empenho das instituições envolvidas, fiquei muito feliz com o resultado dessa reunião. A partir de segunda, Júnior, estaremos de volta para as nossas "Letras" que amamos tanto!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.