terça-feira, 8 de setembro de 2009

1º Festival Folclórico de Umarizal

Nos dias 17 e 18 de setembro os umarizalenses viverão dias de muita agitação, tudo por conseqüência da realização do 1º Festival Folclórico, que tem como meta reunir as principais manifestações culturais da cidade, como também apresentar alguns talentos potiguares.


Justificativa para realização do evento:

Reforçamos o compromisso do resgate a Cultura regional através de ações que visem estabelecer atividades culturais e folclóricas que tenham a participação da população, sendo esse resgate de grande interesse econômico para aqueles que vivem em municípios de poucas oportunidades. Tendo como principal objetivo além do que já foi citado acima, temos o desenvolvimento e geração de inúmeros empregos temporários. Visamos ainda a participação efetiva das cidades circo vizinhas, vindas de toda a região Oeste do nosso estado.
O Município conta com uma participação de inúmeras manifestações culturais populares, Escolas, grupos de jovens e artistas que podem mostrar suas potencialidades, sendo o festival folclórico um evento que pretende reunir vários artistas e a população para que venha a ser um dos maiores eventos cultural e folclórico do nosso município. Baseado nas manifestações culturais aproximadamente 800 pessoas entre crianças, jovens e adultos, que dançando, dublando, interpretando, cantado, expondo seus artesanatos, têm suas potencialidades apresentadas durante os dias do evento. É fato que somos membros de uma sociedade pluralista, formada por pessoas de diferentes origens étnicas, culturas, valores ideológicos, que se inter-relacionam e se influenciam mutuamente.
Os tempos atuais exigem um projeto folclórico aberto, dinâmico, crítico e criativo, no qual as diferentes áreas do conhecimento sejam abordadas de forma “inter e transdisciplinar”.
Nesse contexto acreditamos que a cultura de nossa população deve estar fundamentada na abertura para o diálogo, para a liberdade de expressão, para o respeito às diferenças e à solidariedade.
Temos a certeza de que esse é caminho para a verdadeira Paz, e é por ele que pretendemos seguir.
Procuramos fazer da nossa cultura um espaço de possibilidades para o enriquecimento do processo de construção do conhecimento, pensando no Ser Humano em sua totalidade, estabelecendo diálogo com o diferente e preservando a memória, ponto chave para a construção do respeito às nossas raízes, da cidadania e de um olhar aliado à ação, para construção de um “Mundo Novo”.
Através desse festival, pretendemos ultrapassar as fronteiras da imaginação, entrando no ambiente familiar, tocando corações, plantando sonhos e colhendo realizações.

- Manoel Lino de Sousa Júnior-
Secretário Municipal

Programação:

Dia 17/09/09 – Quinta-feira

18:00 h – Abertura Oficial do 1º Festival Folclórico
18:30 h – Apresentação da Banda de Musica Municipal Professor Dias
19:00 h - Apresentação Cultural da Secretaria de Cultura
19:30 h – Apresentação Cultural da Secretaria de Educação
20:00 h – Apresentação Cultural da Secretaria de Saúde
20:30 h – Apresentação Cultural da Secretaria de Agricultura
20:45 h – Apresentação Cultural da Secretaria de Assistência Social
21:00 h – Apresentação do Poeta Cordelista Antonio Francisco
21:40 h – Apresentação Cultural do Grupo de Teatro Grock de Natal
22:30 h – Apresentação do Grupo Arte e Riso – “O maníaco do prato”.
23:10 h – Banda Capim Cubano
02:30 h – Forró de Luxo


Dia 18/09/09 – Sexta-feira

18:30 h – Abertura da Gincana Cultural com a participação das Escolas: "11 de Agosto, Zenon de Sousa, Dina Nunes de Brito, Tancredo Neves, Raimunda Barreto, Germano Sobrinho e Colégio Efetivo".
23:30 h – Forrozão Ferro na Boneca
02:30 h – Forró do Momento


"Sempre fazendo cultura"

















Nesse festival apresentaremos muito mais cultura!

2 comentários:

  1. Cyro H. de Almeida Lins8 de setembro de 2009 às 18:00

    Ô Junior, como diz a piada, "nem te deixei molhar o bico", né! A programação parece muito boa. Espero que o público aprecie o que vem de fora, mas que também invista, juntamente com o poder público, nas "pratas da casa".

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Junior, pelo belo trabalho que você junto com sua equipe vem realizando dentro das possibilidades pela cultura Umarizalense, é notório o zelo e o capricho com que você trabalha nesses eventos. Boa Sorte meu querido e sucesso.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.