Na ultima quinta e sexta, 17 e 18, como já havia publicado e divulgado, aconteceu a 1ª edição do Festival Folclórico de Umarizal, que teve como principal objetivo integrar toda a comunidade na participação efetiva na discussão da cultura.
Foram dias de muita importância para o nosso povo, que pesquisaram, estudaram, planejaram, respiraram, apresentaram e fizeram cultura.
Com a participação de todas as secretarias municipais, instituições governamentais e não-governamentais, escolas públicas e privadas, foi possível apresentar muita coisa interessante, foi feito um resgate da nossa história, entre elas, quais foram as pessoas que construíram e transformaram Umarizal numa cidade líder na região.
Foi feito levantamento sobre nosso patrimônio humano, arquitetônico, natural, objetos antigos que pertenceram a homens e mulheres que dão nome as instituições como escolas, hospital, postos de saúde, quadra e ginásio poliesportivo entre outros, como também que dão nome as Ruas, tudo com o objetivo de informar as crianças e aos adolescentes o que essas pessoas representam na nossa historia.
Teatro, dança folclórica, poesia, cordel, literatura, esporte , uma verdadeira salada de habilidades foram apresentadas nesses dois dias que culminava sempre com bandas musicais que empolgava uma multidão na quadra municipal de esporte.
Esse evento foi realizado devido a um convênio celebrado entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura Municipal de Umarizal, mas, foi posto em prática graça a participação efetiva de muita gente que colaborou que se dedicou para ver a cultura se expandir cada vez mais no nosso município.
Agradeço a parceria dos diretores e vice-diretores de todas as escolas de Umarizal, aos meus colegas secretários municipais e em especial a todos os alunos das escolas que participaram do evento.
Com fotos minhas e de Ricardo Pereira, convido para ver os flashes dos melhores momentos do 1º Festival Folclórico de Umarizal.
SEXTA 18
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.