domingo, 28 de junho de 2009

Dom Mariano Manzana - 36 anos de Ordenação Sacerdotal

Há quase cinco anos à frente da diocese de Mossoró, o bispo dom Mariano Manzana mantém uma forte ligação com o povo do município. Não somente por ter recebido a missão de encaminhar os fiéis mossoroenses nos caminhos da Igreja, mas também por ter passado mais da metade de sua vida sacerdotal trabalhando na terra abençoada de Santa Luzia.
Durante todo o dia da ultima sexta, 26, o bispo reuniu fiéis da diocese e toda a comunidade eclesial de diferentes paróquias para celebrar o seu aniversário de 36 anos de ordenação sacerdotal, dos quais 21 anos foram dedicados a missões em terras mossoroenses.
Juntamente com fiéis, padres, agentes de pastorais e funcionários da cúria diocesana, o bispo comemorou mais um ano de sacerdócio em clima de muita oração. As celebrações e homenagens ao religioso foram realizadas no interior do santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Mossoró.
Contudo, as homenagens ao bispo diocesano ultrapassaram as paredes da Igreja, chegando às ondas de rádio. Pela manhã, dom Mariano recebeu mensagens de admiração, força e respeito por meio da programação da Rádio Rural de Mossoró.
Para a comunidade diocesana, a celebração ao aniversário do sacerdócio do religioso é comemorada de maneira especial, tendo em vista a longa história de fé e missão que dom Mariano Manzana construiu com o povo mossoroense.
Dom Mariano Manzana foi ordenado sacerdote em 26 de junho de 1973, na sua cidade natal, Trento, na Itália. Poucos anos depois de sua ordenação, o religioso passou 17 anos em Umarizasl como pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Depois deste tempo, ele retornou à Itália para continuar seus trabalhos religiosos.
Em 17 de outubro de 2004, depois de muito tempo longe da terra de Santa Luzia, o religioso retornou ao município como bispo diocesano de Mossoró. Desde então, dom Mariano Manzana vem desenvolvendo um forte trabalho de evangelização e propagação da palavra de Deus nesta terra, que o acolheu, e onde ele passou a maior parte de seu sacerdócio.
Para a Igreja Católica, comemorar o aniversário de ordenação sacerdotal dos padres e bispos é tão importante quanto celebrar o aniversário natalício. Segundo a doutrina católica, o sacerdócio é uma resposta positiva do homem a Deus, a qual o levará para uma nova vida.
De acordo com a Igreja, a vocação sacerdotal é uma missão que Deus incube ao indivíduo. É um chamado de Deus para servir, encaminhar e evangelizar o povo nos ensinamentos de Cristo. Por isso, a cada ano, os párocos devem reviver esse chamado divino e celebrar o sacerdócio junto à comunidade a qual serve.
Com informações: Jornal O Mossoroense

2 comentários:

  1. Dom Mariano, o nosso eterno Padre Mariano. Devo muito da minha personalidade a educação que minha família me deu, bem como a este grandioso homem, um verdadeiro líder que guiava mais de 80 coroinhas, com seus conselhos e exemplos, Umarizal está sentindo a sua falta, uma referência para a comunidade, quem fez parte dessa geração só tem a agradecer aos seus ensinamentos. Saudades.
    Cleber Duarte

    ResponderExcluir
  2. Não existe escola para a formação de amigos,eles por si só já nascem aptos,por isso não impomos regra dentro de uma amizade,elas se compatibilizam sem invasões;Unido os verdadeiros amigos,permanecem sem maldades sem segredos e sem interesses; a felicidade de um é a alegria do outro.....Amigo nos avisa do perigo quando não conseguimos enchergar..Hoje agradeço a Deus por ter colocado no meu caminho novos amigos: Armando Florentino ,Glauber Luciano,Maria de Fatinha,Tibério e o Manoel Lino Júnior......

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.