UMARIZAL VOLTA A "ESTACA ZERO" E CARNAVAL DE ORIGEM SOFRE IMPACTO
Desde que conheci a cidade de Umarizal, me deparei com diversas fases do seu carnaval local.
Nos primórdios da minha relação, o carnaval se limitava as matinês do Mercado Público, com movimentações concentradas em animados blocos que a noite seguiam para outros destinos momescos da região como Apodi e Catolé do Rocha.
Na reta final do seu mandato, o prefeito Adson Luís resolveu realizar carnaval de rua.
A iniciativa foi criticada por muitos, mas acabou dando certo.
Com o investimento na montagem de uma boa estrutura, somada a contratação de atrações simpáticas, o burocrático Adson Luís conseguiu entrar para a história com a implantação de um carnaval mediano que atraiu a atenção de diversas cidades da região.
O tempo passou, Adson perdeu o comando do municipio, mas o prefeito Rogério Fonseca manteve o carnaval umarizalense.
A festa contou com alguns ajustes providenciais e se manteve como uma opção interessante para cidades como Martins, Serrinha dos Pintos, Portalegre, Viçosa, Riacho da Cruz, Olho Dágua dos Borges, Patú e até mesmo Caraúbas.
A empolgação com o projeto não durou muito.
As dificuldades financeiras acabaram asfixiando o carnaval de Umarizal, que deu o último suspiro em 2009.
Para completar, as fortes chuvas que cairam na região acabaram prejudicando até mesmo a folia do Mercado Central, a origem de toda esta história.
Em se tratando de carnaval, Umarizal voltou aos primórdios, numa versão que gera saudades até mesmo da burocracia intragável do passado.
É esperar que a fase dificil acabe.
Fonte: Blog "Giro pelo estado"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.