sábado, 3 de outubro de 2009

Bonitinho mais Ordinário


O nome da peça de teatro de Nelson Rodrigues é “Bonitinha mais Ordinária”, porém, mudei o gênero só para expressar minha opinião sobre o dia de alegria e graça que viveu os brasileiros ontem com a noticia de que o Brasil vai sediar em 2016 as Olimpíadas, e antes disso a Copa do Mundo em 2014.

Ora meus amigos, vi muita gente gritando, comemorando, pulando, vi o Presidente Lula as lágrimas juntamente com o Ministro do Esporte, Orlando Silva, o Rei Pelé e vários outros atletas, como também o Rio de Janeiro na Praia de Copabacana explodir de alegria.

Mas, me pergunto, fico refletindo, será que é justo investir milhões, bilhões e trazer para o Brasil a Copa do Mundo e em seguida as Olimpíadas sem antes existir no Brasil uma política com projetos e programas sociais que possam garantir de verdade e fato a prática e manutenção do esporte como também da cultura para milhares de brasileiros que não tem esse direito?

Observei as lágrimas do Presidente Lula, me pareceu lágrimas de uma vitória para somente demonstrar a população que ele é “danado”, e mostrar aos seus adversários que ele tem sim influência internacional, desbancando da competição, Chicago/Estados Unidos, Tóquio/Japão e Madri/Espanha.

Seria bem melhor, que quando realmente fossem realizados esses jogos que as crianças e adolescentes, principalmente nordestinas, especificamente umarizalenses, pudessem ter direito a uma bola, que o Governo Federal pudesse garantir a continuidade do Programa Segundo Tempo, pois, já faz praticamente três anos que esperamos a renovação desse programa no nosso município e o Ministério do Esporte sinaliza que não tem dinheiro.

Ninguém venha me dizer que em sete anos vai diminuir as diferenças sociais num pais tão grande, de dimensões continentais, se durante quinhentos anos isso não foi feito não será agora.

Não sou contra a Copa do Mundo nem muito menos contra as Olimpíadas no Brasil, sou a favor de uma igualdade e de uma oferta de Esporte e Cultura para todos os brasileiros e não somente para uma elite de empresários, empreiteiros e banqueiros que sairão muito mais milionários do que são.

Me preocupo como vai ficar os pequenos municípios que em parte vai custear as obras para que algumas cidades possam aparecer bem na fita, que é para o resto do mundo ver, enquanto cada vez mais aumenta o numero de jovens envolvidos em práticas ilícitas justamente por faltar incentivos ao Esporte e Cultura.

Contudo, VIVA O RIO DE JANEIRO, VIVA O BRASIL, VIVA...!


*O Programa Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte que visa oferecer a prática esportiva e pedagógica, num contra turno escolar para crianças e jovens que vivem a margem do risco social, integrando-os numa sociedade justa e igualitária.

*Em Umarizal no ano de 2006 tivemos a oportunidade de oferecer as crianças esse programa, mas, esperamos até hoje a sua renovação que não acontece por falta de dinheiro no Ministério do Esporte.

Um comentário:

  1. Pois é, meu amigo, fazer o que?!
    "Viva o Rio de Janeiro, viva o Brasil, viva"...!
    Também não sou contra a Copa do Mundo, nem as
    Olimpíadas no Brasil, mas trocaria tudo isso,
    que também não é "tudo isso", por um Brasil de
    oportunidades, onde a "nação umarizalense"
    estivesse incluida, aí sim, seria fantástico
    aparecer nessa fita, mas isso nem em quinhentos
    anos para frente será possível ser visto. É duro?
    Claro que sim! Mas é real... Infelizmente!

    *Menino, parabéns pelo número recorde de visitas
    ao seu blog, I M P R E S S I O N A N T E mesmo!
    Cada vez que venho aqui, tomo aquele susto com
    o número cada vez maior de visitantes, isso prova
    realmente que você ilumina a vida de muita gente.
    Aproveito para te deixar algo lindo, de um guru
    super sensacional por quem sou apaixonada,
    também... O "cara" é apaixonante messssssmo!

    Veja que máximo:

    => As pessoas iluminadas têm mais inimigos
    do que as não-iluminadas, pois os cegos
    não perdoam quem enxerga, e os ignorantes
    não perdoam quem sabe. Ser amigável,
    amoroso, autêntico, inocente sem causa,
    é suficiente para disparar muitos egos
    contra si. O S H O

    Beijos jogados no ar!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, contanto que não seja ANÔNIMO, identifique-se, e fique a vontade para expor o seu pensamento.